Itaboraí 190 anos com Maiara e MaraísaFoto: Divulgação

Itaboraí - Encerrando uma maratona de festa e shows inéditos na cidade, a noite desta segunda-feira (22/05), aniversário da cidade, ficou marcada pela performance da dupla sertaneja Maiara e Maraísa, que fechou com 'chave de ouro' as apresentações artísticas em comemoração pelos 190 anos de emancipação politico-administrativa de Itaboraí. Desde sexta-feira (19/05), o público pôde apreciar grandes artistas, entre eles Midian Lima, Júlia Vitória, Pixote, Léo Santana e os 'pratas da casa', em um palco montado na Avenida 22 de Maio, na altura do bairro Joaquim de Oliveira.
Além da performance principal das gêmeas do sertanejo, a programação desta segunda-feira (22/05), feriado municipal, contou ainda com Pagode do Júnior, Dediane Almeida e DJ Havoc. Tudo isso ao comando de André Gasparetty. Toda a celebração foi promovida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, ao lado da primeira-dama, Pâmela Delaroli; do deputado estadual, Guilherme Delaroli; e do deputado federal, Altineu Côrtes, agradeceu ao público presente, que prestigiou a festa de aniversário do município e ainda falou das realizações que estão por vir.
“É uma alegria muito grande a gente ouvir que Itaboraí voltou a sorrir. Maio é o mês do nosso aniversário e a população pode esperar muita coisa boa que ainda vem por aí. Foram quatro dias incríveis e você deram um show. Quero agradecer todo mundo que compareceu e obrigado por todo o carinho que estamos recebendo dia após dia”, disse Marcelo Delaroli.
Pela primeira vez em Itaboraí e encerrando a turnê 'Metamorfose', as gêmeas Maiara e Maraísa, ficaram conhecidas nacionalmente pelos hits '10%' e 'Medo Bobo', em 2016, e de lá para cá emplacaram muitos sucessos, como, 'Presepada', 'A Culpa É Nossa', 'Sorte Que Cê Beija Bem', 'Esqueça-me se For Capaz' e outras. Escolhidas para encerrar os shows de aniversário de Itaboraí, a dupla cantou por quase duas horas e puxou 'Parabéns para Você' pelo aniversário da cidade, numa performance que não deixou ninguém parado. Numa interação com o público, Maiara e Maraísa falaram sobre a expectativa para esse show que marca o município e também suas carreiras.
"Queremos agradecer a oportunidade de estarmos aqui nesta noite, comemorando 190 anos de Itaboraí. Também queremos agradecer a todos que saíram de suas casas para nos assistir. Nós estamos encerrando hoje uma turnê muito especial em nossas vidas e temos o lançamento da nova turnê, que se chama Identidade. A única coisa que queremos dizer é que somos muito gratas a todos que fizeram a gente chegar até aqui, sem vocês a gente não seria nada, a gente tem muita gratidão. Que Deus abençoe infinitamente a vida de vocês", enfatizou a dupla, no palco.
A presidente do 'Cariocas', um dos fã clubes de Maiara e Maraísa, com aproximadamente 100 integrantes, Ingrid Silva, de 31 anos, está a frente das atividades há sete anos e há cinco, como administradora da 'União de Fãs de Maiara e Maraísa', com mais de 3 mil membros ativos. A designer gráfica veio com mais 64 integrantes do fã clube para Itaboraí. E ainda comentou o amor que a move, para ir a qualquer parte do Brasil e do mundo para admirar o trabalho das artistas.
"Para esse show, aqui em Itaboraí, somos 65 integrantes de várias regiões do Brasil. A gente veio para o último show da Turnê Metamorfose e daqui vamos até Goiânia para o início da Turnê Identidade. O que me move é o amor por elas, elas são únicas e eu acho que quando você tem aquela reciprocidade do artista, não tem limite. A gente vai aonde for", disse Ingrid, moradora de Realengo, no Rio de Janeiro, ao lado de Meliana Santos, que veio de Aracaju, no Sergipe, para assistir ao show da dupla.
Durante os quatro dias de evento, fiscais de Posturas realizaram a fiscalização das barracas, com objetivo de coibir a venda de bebida alcoólica para menores de idade. A população teve a disposição, uma vasta praça de alimentação, com área de gastronomia, com muitas variedades de alimentos e bebidas. Três postos médicos com ambulâncias foram instalados em pontos estratégicos, para possíveis atendimentos ao público presente.

Uma das figurinhas carimbadas nos quatro dias de celebração aos 190 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí foi a psicóloga, Júlia Carla de Souza, de 31 anos, que parabenizou a Prefeitura pelo evento.
“Sem dúvidas, foi tudo um sucesso. Vim nos quatro dias de festa e posso dizer, com certeza, que não faltou nada. Tudo muito bem organizado, sinalizado e com segurança, que é o principal para quem vem com a família como eu. Parabenizar todos que puderam proporcionar esse evento para a gente e ano que vem estarei aqui, com certeza”, disse a moradora de Sambaetiba.
O evento contou ainda com tendas itinerantes com atendimentos de diferentes secretarias, além do Conselho Tutelar. Uma delas funcionou para a colocação de pulseiras em menores de idade, contendo nome e telefone do responsável, para facilitar a identificação das crianças em casos de afastamento dos pais. Telões também foram espalhados por todo evento para proporcionar melhor visão do palco para todo o público.
Durante os dias de shows, o policiamento foi reforçado com a presença de policiais militares, entre agentes do Batalhão de Itaboraí (35°BPM) e do programa Segurança Presente, atuando exclusivamente na segurança do público. Um esquema de trânsito também foi montado exclusivamente para o evento, com desvios sendo realizados na Avenida 22 de Maio, com objetivo de evitar congestionamento na região.
Além disso, o evento contou ainda com área destinada para Pessoas com Deficiência (PCD) e mais de 300 banheiros químicos. Para auxiliar na segurança do evento, um Centro de Comando e Controle móvel foi instalado no local do evento, sendo um micro-ônibus da Guarda Municipal, que conta com monitores, espelhando em mosaico, as câmeras de videomonitoramento instaladas na cidade, com conexão de internet e com estações de trabalho.
O evento aconteceu com apoio das secretarias municipais de Fazenda (SEMFAT), Segurança (SEMSEG), Transporte (SEMTRANS), Saúde (SEMSA), Comunicação Social, Serviços Públicos (SEMSERP), Desenvolvimento Social (SEMDS) e outras.