Caminhão apreendido pela PRF Foto: Jornal O DIA

Itaboraí - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta sexta-feira (11) um caminhão que estava sendo conduzido por um homem que não possui CNH (carteira nacional de habilitação) o veículo também estava sem a placa dianteira e com a placa traseira quebrada, e em péssimo estado de conservação. 
Segundo informações, os Policiais Rodoviários Federais fiscalizavam o trecho próximo ao Trevo de Manilha, quando visualizaram o caminhão em mau estado de conservação, sem a placa dianteira e com a placa traseira quebrada, circular sem placa ou dificultar a visibilidade da mesa, é crime, de acordo com o artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é proibido trafegar com o veículo sem as placas de identificação, que são obrigatórias tanto na parte dianteira quanto na traseira dos veículos automotores. Especificamente, o inciso IV do artigo 230 determina que “conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação” é uma infração gravíssima. O inciso VI do mesmo artigo também menciona a importância das placas estarem legíveis, sem sinais de adulteração, danos ou obstruções. Então os agentes deram ordem de parada.
Na abordagem foi constatado que o motorista não possuía carteira de motorista, que é infração gravíssima de acordo com o artigo 162 CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além do péssimo estado de conservação do caminhão, que pode ser um risco a vida do motorista e de outras pessoas, o veículo também estava com o licenciamento vencido desde 2013 e possuía várias outras infrações, além disso, o tacógrafo (item obrigatório em veículos de carga) estava com defeito, .

Diante dos fatos, o motorista foi detido e o caminhão apreendido.