Economia, meio ambiente, turismo, segurança, cultura, infraestrutura, são algumas das áreas que deixaram legado na Expo 2023 de Itaguaí.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Itaguaí)

Itaguaí- A Expo Itaguaí de 2023, celebrou os 205 anos da cidade. A festa terminou no dia nove de julho, mas o legado do evento segue, e promete trazer muita notícia boa para o município. A tradicional festa foi um sucesso de público, apresentando uma estimativa de 700 mil pessoas durante toda a comemoração.
O que evento ofereceu para a cidade cinco dias de programação intensa, que começava às 11h e só terminava às 4h da manhã, com atrativos para todos os públicos. De fazendinha para as crianças a show dos Barões da Pisadinha para os adultos. E muito mais.
O Prefeito de Itaguaí, Rubem Vieram (Rubão) comemora a grandiosidade e o sucesso do evento que inovou em diversas áreas e trouxe emprego e renda.
- Toda essa movimentação no evento agita nossa economia local. Vale lembrar que a festa é toda paga através das marcas presentes, patrocinadores e pessoas que compram espaços para trabalhar no evento. É tudo sustentável economicamente. E o dinheiro que entra circula pela cidade. A Expo gera muitos empregos diretos e indiretos. Como eu sempre digo, repetindo o que ouço dos comerciantes, é mais lucrativo que o Natal-, explica o Prefeito de Itaguaí, Rubão.
Ainda sobre o público, para este ano, o formato da festa foi remodelado, com a criação de uma área de shows com maior amplitude. Além de praças de alimentação que ofereceram mais conforto e entretenimento para os presentes.
A Expo de 2022, igualmente custeada por patrocinadores e empresas que prestaram serviços durante o evento, gerou um aumento de R$ 15 milhões na arrecadação do município.
- Isso porque ainda tínhamos leves restrições quanto à pandemia de Covid-19. A deste ano teve ainda mais público e, consequentemente, maior arrecadação para que nós, com nosso foco em sempre melhorar Itaguaí, possamos prestar ainda mais serviços de qualidade aos moradores-, diz o chefe do executivo.
A questão ambiental foi um show à parte. A Expo Carbono Neutro foi um sucesso. Entre as tantas ações voltadas ao meio ambiente, um destaque foi os artistas que subiram ao palco para cantar, plantaram uma espécie da Mata Atlântica que será replantada em uma área de preservação ambiental de Itaguaí. Uma festa sustentável em todas as frentes.
- Outra frente que reforçamos ao longo do contexto desta Expo 2023 foi o turismo. Aproveitamos o grande fluxo de pessoas em nossa cidade e mostramos os atrativos de nossa serra, de nossas ilhas, da parte histórica de Itaguaí. Certamente é um legado que vai ficar. Temos muito turismo a ser feito por aqui. Do cultural ao radical. Do natural ao histórico. Quem veio para a festa pela primeira vez, com certeza, vai voltar-, completa Rubão.
Não se faz um evento sem segurança. No primeiro semestre de 2023, Itaguaí foi o município do Rio de Janeiro que mais reduziu as principais modalidades criminosas que ocorrem no estado. Segundo o Prefeito de Itaguaí, esse trabalho vai continuar e teremos uma cidade sempre mais segura para quem vive e para quem vem visitar. Trabalho feito em parceria com o Governo do Estado.
- Quando digo que a festa continua, falo sobre esses e outros legados que a Expo nos deixa. Economia, meio ambiente, turismo, segurança, cultura, infraestrutura, tudo passa, direta ou indiretamente, pela movimentação que esse evento nos traz. Parabéns para Itaguaí!-, comemora o Rubem Vieira.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.