A revitalização do CEAM conta com quatro salas e local para acolhimento.Foto: Italo Dornelles

Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Itaguaí entregou à população mais uma reforma, desta vez, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que completou 3 anos, no dia 27 de agosto. A unidade retorna toda renovada para a Secretaria de Assistência Social, após a parceria com a Secretaria de Obras e Urbanismo.

O Centro Especializado foi ampliado e totalmente revitalizado com uma infraestrutura moderna e acolhedora. A população terá uma área para ficar ao lado dos profissionais de forma mais acolhedora e empática. Com o novo espaço, é possível realizar rodas de conversas, apresentações de filmes e palestras. Os ambientes foram climatizados, além de contar com quatro salas, sendo duas de atendimento, uma de recepção, uma sala da coordenação e cozinha.

- Todas as mulheres vão ter o espaço delas. O CEAM Itaguaí acolhe com carinho, afeto e amor. Tudo para as mulheres se sentirem protegidas de qualquer tipo de violência: patrimonial, física, moral, sexual ou psicológica - explica a coordenadora Francis Firmino.
Diversas autoridades estiveram presentes na revitalização do CEAM. - Foto: Italo Dornelles
Diversas autoridades estiveram presentes na revitalização do CEAM.Foto: Italo Dornelles


A secretária de Assistência Social de Itaguaí, Michele Sobral, destacou a dedicação nas garantias de direitos e das políticas públicas desenvolvidas pela secretaria através do CEAM.

- Estou há 15 anos no município e esta é a primeira gestão a ter este olhar pela mulher. Agradeço muito pelo equipamento, um espaço de orientação e apoio, principalmente às mulheres que estejam em situação de violência doméstica. O compromisso e a responsabilidade é com políticas públicas de qualidade para o alcance de todos - diz Sobral.

Heloísa Aguiar, secretária Estadual da Mulher, esteve presente representando o governador Cláudio Castro.
- O que me chama atenção é o CEAM estar em frente à Prefeitura, é emblemático - enaltece a secretária.

O Prefeito Rubem Vieira esteve presente e discursou sobre a importância do equipamento.

- Eu não gostaria de estar aqui, esse equipamento não deveria ser necessário. Enquanto a gente luta pela política da mulher, isso não deveria nem acontecer. Nenhum homem deveria levantar um dedo para mulher, isso devia ser cadeia. Infelizmente, a gente precisa estar aqui para dar o acolhimento. A gente sabe da necessidade de projetos como este para preservar e proteger a mulher, quero muito que um dia isso acabe. Que o homem entenda a posição da mulher nessa terra, que a justiça e as leis sejam cada dia mais duras contra homens que mexam com a mulher - diz Rubão.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.