Babu Santana (E) e Eduardo Barata (D)Divulgação/Cristina Granato

Itaguaí - A Câmara Municipal de Itaguaí, vai sediar, na próxima sexta-feira (1º), o "Formar Cultura" - Laboratório de Capacitação de Produtores Culturais. O objetivo é levar informações sobre a Lei de Incentivo à Cultura, do governo Federal, além de aulas e atividades gratuitas que visam fortalecer a atuação de produtores locais, ampliando o acesso às ferramentas de produção artística e elaboração de projetos.
O encontro reúne grandes nomes da cultura do Rio e do Brasil: o ator Babu Santana, a cantora e sanfoneira Ceiça Moreno, o professor Adriano Souza (coordenador da Orquestra Jovem de Itaguaí), a chef e ativista Regina Tchelly (do projeto Favela Orgânica) e o gestor e dramaturgo Eduardo Teffé. A mediação será feita por Eduardo Barata, idealizador e coordenador geral do projeto. Entre as autoridades, está confirmada a presença da secretária interina da pasta, Nilce Ramos.
Em menos de um mês o projeto é recorde de inscrições na edição carioca, com mais de 1.000 interessados e 260 participantes. Inicialmente o Formar Cultura tinha 50 vagas, mas devido ao alto número de inscrições, 100 alunos foram selecionados. Por conta da grande procura será distribuída senha, a partir das 17h, para a aula-espetáculo, “A Arte para Além do Território do Artista”, que acontece nesta sexta-feira, às 18h, na Câmara de Vereadores de Itaguaí. A entrada é franca. O projeto tem apoio da Vale.

“O Instituto Cultural Vale entende que a cultura fortalece a economia, gera oportunidades e é ferramenta para o desenvolvimento social. Expandir as ações do Formar Cultura para Itaguaí é uma forma de democratizar o acesso a informações sobre produção cultural, mecanismos de fomento e economia criativa, em conexão com a nossa atuação para apoiar quem faz a cultura acontecer", diz a diretora executiva do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.

O curso é gratuito e estruturado em módulos que abrangem desde o panorama da produção cultural até o aprofundamento em editais e na Lei Rouanet, incluindo a apresentação e análise dos projetos dos participantes. As aulas contam com profissionais de destaque no setor, como Elaine Moreira (coordenadora de produção), Marcelo das Histórias (coordenador pedagógico), Mariana Sobreira e Felipe Valle, todos sob coordenação geral de Eduardo Barata, que também preside a Associação dos Produtores de Teatro (APTR).

Com foco em diversidade, criatividade e impacto social, "o Formar Cultura é uma ferramenta de transformação cultural. O projeto valoriza vozes plurais e atua no fortalecimento de uma rede comprometida com a arte como motor de mudança".
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.