Sérgio LorozaDivulgação/Assessoria Formar Cultura

Itaguaí - Moradores de Itaguaí, na região metropolitana do Rio, estão recebendo hoje(15), na Câmara Municipal, a segunda aula-espetáculo do projeto Formar Cultura. No palco, o ator Sérgio Loroza é uma das atrações da noite, que tem como mediador Eduardo Barata.  
Após sucesso no Rio de Janeiro — onde bateu recorde de inscrições com mais de 1.000 interessados e 260 participantes — o Formar Cultura – Laboratório de Produção Cultural segue sua programação especial em Itaguaí. 
Intitulada “Conexões Culturais – Arte e Produção em Movimento”, a atividade reúne artistas e profissionais de diferentes áreas. Com entrada franca o encontro propõe um diálogo vibrante sobre criação, produção e circulação artística, valorizando talentos locais e promovendo conexões entre diferentes linguagens. O Formar Cultura é apresentado pelo Instituto Cultural Vale e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Desde 8 de julho, a etapa Itaguaí oferece aulas híbridas, mentorias e atividades de capacitação para produtores culturais, com foco em diversidade, criatividade e impacto social. O projeto aposta na cultura como motor de transformação e fortalecimento de redes criativas.
“O Instituto Cultural Vale entende que a cultura fortalece a economia, gera  oportunidades e é ferramenta para o desenvolvimento social. Expandir as ações do Formar Cultura para Itaguaí é uma forma de democratizar o acesso a informações sobre produção cultural, mecanismos de fomento e economia criativa, em conexão com a nossa atuação para apoiar quem faz a cultura acontecer", diz a diretora executiva do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.
O curso é estruturado em módulos que abrangem desde o panorama da produção cultural até o aprofundamento em editais e na Lei Rouanet, incluindo a apresentação e análise dos projetos dos participantes. As aulas contam com profissionais de destaque no setor, como Sônia Magalhães (artista plástica), Adriano Didi (ator, palhaço, fundador da Turma em Cena e gestor da Casa do Palhaço), Alessandra Reis (diretora de produção) e Adriano Souza (professor, maestro e coordenador da Orquestra Jovem de Itaguaí). As apresentações artísticas ficam por conta da pianista e compositora Julie Wein, do violinista Adriano Souza e da trupe de circo Turma em Cena. sob coordenação geral de Eduardo Barata, que também preside a Associação dos Produtores de Teatro (APTR).

Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.