Exposição da cultura tradicional no Centro de Memória em ItaguaíDivulgação/
Itaguaí - O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, em Itaguaí, divulgou a programação deste mês. Com entrada gratuita e patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espaço oferece uma série de atividades culturais e educativas de terça a domingo, dentro do Shopping PátioMix, na Rodovia Rio-Santos.
Um dos destaques é a exposição permanente “Tuguyrape: Indígenas na Região da Costa Verde”, em cartaz de terça a domingo. “Tuguyrape”, termo indígena que significa “na corrente sanguínea”, representa a ligação profunda entre os povos originários e seus territórios. A mostra apresenta a história, cultura e os costumes dos povos Guarani Mbya e Pataxó, com ênfase no conceito de Corpo-Território — expressão que reflete a identidade e a luta desses povos pela preservação de suas terras.
Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, destaca: “Tuguyrape: Indígenas na Costa Verde é um convite para tornar mais visível as ricas culturas desses povos e para lembrar ao visitante que a Costa Verde sempre foi e será indígena”.
A programação inclui ainda atividades musicais, como oficinas de instrumentos no Colégio Estadual José Maria de Brito, todas as sextas-feiras; ensaios abertos nos dias 8 e 29 de agosto, às 15h, na Rodoviária de Itaguaí; e apresentação da Academia Jovem Concertante, de São Luís (MA), no dia 28, às 15h, no Centro de Memória.
No dia 30 de agosto, às 16h, será lançado o livro “Nunca Esqueçam de Nós”, de Regina Esteves. Voltado ao público infantil, a obra narra a história dos Tupinambás e a resistência da Confederação dos Tamoios à invasão portuguesa. Haverá roda de conversa, contação de história e brindes para os 50 primeiros livros vendidos. No mesmo dia, das 10h às 16h, acontece um curso de capacitação para instituições de Itaguaí, em parceria com o Instituto Mazomba e a Atitude Inicial.
Ao longo do mês, o público também poderá visitar a exposição itinerante A Presença dos Africanos na Costa Verde: Tesouros da Realeza, no Centro Cultural Frei Affonso Jorge Braga, em Muriqui. A mostra reúne ilustrações, fotografias e objetos dos quilombos de Campinho da Independência (Paraty), Ilha de Marambaia e Santa Justina–Santa Izabel (Mangaratiba) e Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis).
Toda a programação é livre, gratuita e aberta ao público, reafirmando o compromisso do Centro de Memória com a valorização da história, da cultura e da identidade dos povos que formam a região da Costa Verde.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.