O evento marca a trajetória de duas décadas do grupo cultural na cidade metropolitana do RioDivulgação/

Itaguaí - A cidade de Itaguaí será palco de uma programação cultural especial - a exposição O Circo e os Povos de Itaguaí, nesta sexta-feira, (8), às 19h, na Casa de Cultura, centro da cidade, reunindo memória, arte e celebração popular. A mostra segue aberta à visitação até o dia 24 de agosto.
A curadoria histórica da exposição é assinada por Joyciene Fagundes, com curadoria visual de Wanderson Verdan, do Balbúrdia Studios, e assistência de Letícia Abrué. O projeto foi contemplado pelo Edital PNAB 006/2024 – Cultura ON II, promovido pela Prefeitura Municipal de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através do Ministério da Cultura – Governo Federal. A exposição “O Circo e os Povos de Itaguaí” é uma idealização da Turma Em Cena Produções Culturais LTDA.
A noite de abertura contará com diversas atrações. A Orquestra Jovem de Itaguaí (ORJI), sob regência do Maestro Adriano Souza, será a responsável por abrir o evento com apresentação musical. A programação ainda inclui uma performance especial com artistas da dança e do circo: Hellen Morais, Emilly Vitória, Cauã Souza e Daniel Maciel encenam a "Cena 9 - Diversidade e Identidade", parte do espetáculo Os Povos que Construíram Itaguaí. Esta obra foi apresentada em diversos bairros da cidade ao longo de dois anos, por meio do projeto Circolar, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Além das apresentações artísticas, o público poderá participar de uma degustação de comidas típicas, com  preparo de Valéria Fernandes, do projeto Sabedoria de Maria, trazendo sabores e saberes que dialogam com a cultura local e as memórias dos povos da região.
A exposição também integra as comemorações pelos 25 anos do Grupo Cultural Turma Em Cena, fundado por Adriano Sampaio Evangelista, o Palhaço Didi. Ao longo de sua trajetória, o grupo se destacou por ações culturais que aliam arte e inclusão social em territórios populares. “A cada espetáculo, palestra, oficina, bate-papo ou vivência, a Turma Em Cena reafirma seu compromisso com a valorização da vida e a construção de um futuro mais justo e inclusivo”, afirma Adriano.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.