Vacinação contra a gripe nas unidades de Saúde de segunda a sexta das 8h às 16h e no Chaperó até 19hDivulgação/reprodução rede social
Itaguaí – A prefeitura de Itaguaí, na área metropolitana do Rio, está vacinando contra Influenza. As doses estão disponíveis desde ontem (25) em todos os postos de saúde da cidade, para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h e na Estratégia de Saúde da Família, ESF, em Chaperó o horário é estendido, até às 19h, inclusive aos fins de semana. Além disso, equipes de imunização também estão realizando ações em escolas, para garantir maior cobertura vacinal.
De acordo com a coordenadora de imunização do município, Núbia Graziella, a vacina tem papel fundamental na proteção dos mais vulneráveis.
De acordo com a coordenadora de imunização do município, Núbia Graziella, a vacina tem papel fundamental na proteção dos mais vulneráveis.
- A vacinação contra influenza tem como objetivo proteger os grupos mais frágeis para o agravo nos casos de influenza, gestantes, idosos e crianças. Portanto, é essencial empenhar estratégias para cobrir de forma efetiva esta população- afirmou a coordenadora.
Podem receber a dose, crianças de seis meses a seis anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, professores, profissionais de saúde, puérperas, indígenas, funcionários da Força de Segurança e pessoas com comorbidades.
A população para se precaver dos sintomas graves da doença, que tem levado ao aumento de internações em todo país, nos últimos anos , deve se dirigir a unidade mais próxima de sua casa, munidas de "documentos como: carteira de identidade e se possível caderneta de vacinação”.
Vale lembrar que a única forma de prevenir complicações causadas pelo vírus da Influenza é tomando a vacina. A Influenza é uma doença respiratória aguda que provoca desde os sintomas mais leves até complicações graves, que podem levar o paciente a morte. Segundo especialistas a vacina contribui para diminuição da circulação do vírus.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.