O culto em ação de graças reuniu dezenas de italvenses e visitantes na Igreja Batista Memorial de Italva Foto Adriana Viviani/Amatto Produtora

Italva – Em festa pelos 39 anos de emancipação político-administrativa, comemorados nesta quinta-feira (12), o município de Italva, na região noroeste do estado do Rio de Janeiro, tem programação até domingo (15), desenvolvida na Fazendo Experimental Boa Vista.
Com cerca de 15 mil habitantes, Italva é conhecida como "Cidade do Quibe”, pelo fato de ter sido parcialmente colonizada por imigrantes sírio-libaneses, responsáveis pela implantação da culinária como principal no município.
O governo municipal forma parceria com a Itanet na estratégia de monitoramento 24 horas implantado, com câmeras, para o período da 39ª Festa de Italva. O prefeito Leonardo Orato Rangel (Léo Pelanca) ressalta que a iniciativa visa garantir ainda mais segurança e tranquilidade para quem curte o momento de festividade.
Na noite segunda-feira (9) o prefeito participou de culto em ação de graças na Igreja Batista Memorial de Italva (Ibamita). Estavam também presentes o vice-prefeito Plínio Fernandes; presidente da Câmara, Victor Mota; além de outras autoridades locais, servidores públicos e cidadãos.
Os shows programados até domingo são: Vinicius Fragoso e Érica Carvalho, nesta quinta-feira; Thais Madureira, Vou pro Sereno e DJ Malboro, sexta (13); Canal e Banda, Grupo Aparência, Guilherme & Santiago e Luan Severo, sábado (14); Tardezinha da Expo (com o Grupo Karisma), Espetáculo Studio Andréa Matheus Melo, Thifany Boleli, domingo (15).
PATRULHA RURAL - Ainda por conta das comemorações, será implantado o Programa Patrulha Rural – Protetores do Campo, em parceria a prefeitura com a Polícia Militar, sexta-feira (13), às 15h. A solenidade acontecerá em frente à sede do governo municipal.
Trata-se de um serviço de policiamento que atua na zona rural para prevenir e reprimir crimes, invasões em propriedades rurais entre outros. O programa também ajuda a monitorar e proteger comunidades agrícolas, pecuárias e florestais.
Outras ações da patrulha são: auxiliar em situações de busca e resgate e contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhora da qualidade de vida de todos os que vivem e trabalham no campo. Diversas autoridades civis e militares deverão estar presentes.