Infecciosa, a tuberculose é uma doença transmissível que afeta principalmente os pulmões Foto Ilustração/Decom

Itaperuna - Tosse por mais de três semanas seguidas, com ou sem catarro; falta de apetite; perda de peso; febre no final da tarde; sudorese noturna; palidez; cansaço; dor no peito. Estes são os principais sintomas da tuberculose, para os quais a Secretaria de Saúde de Itaperuna (RJ) está alertando.
“O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos possui um programa que oferece tratamento gratuito”, orienta a secretaria, que intensifica as ações com foco na doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, para marcar, nesta sexta-feira (24), o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
A secretaria ressalta que, apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas de tratamento, “é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses”. Outro foco priorizado na semana é a vacinação da dose de reforço contra a Covid-19 com a vacina bivalente.
Os grupos que já podem receber o imunizante são Imunocomprometidos a partir dos 12 anos; população com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas sem faixa etária (apresentar cartão pré-natal, declaração do nascido vivo ou certidão de nascimento do bebê para a comprovação da condição).
A vacinação acontece na Unidade Ambulatorial Pediátrica Mariza Mozer (UAP), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), às terças, no mesmo horário. Devem ser apresentados Cartão de vacina; Cartão Nacional de Saúde; CPF.
“A vacina Bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da COVID-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a Ômicron”, resume a secretaria, enfatizando que “a Pfizer Bivalente será aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço”.