Programa Saúde do Idoso é composto por equipe multidisciplinar e tem cronograma diversificado Foto/Ilustração Decom

Itaperuna – Proporcionar atendimento humanizado e de qualidade e prevenção de doenças é proposta especial do governo de Itaperuna (RJ) para o idoso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para junho. A medida está inserida em uma programação de ações voltada para a população como um todo.
No caso da conhecida “terceira idade”, o cronograma de atendimento faz parte do programa Saúde do Idoso, oferecendo avaliação médica e acompanhamento ambulatorial. O departamento de Comunicação (Decom) explica que está disponível uma equipe multidisciplinar composta por médico; enfermeira; dentista; assistente social; nutricionista; fisioterapeuta; farmacêutico; psicólogo.
Em linhas gerais, a secretaria enumera uma série de procedimentos feitos na última semana: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Costa e Silva realizou vacinação contra a influenza e aplicou a bivalente na Secretaria de Obras, abrindo a agenda.
Na sequência, desenvolveu, na UBS da Cehab, a campanha Junho Verde com sala de espera sobre alimentação saudável e prevenção e controle de diabetes; o mesmo aconteceu na unidade de Córrego Seco; também, houve estimulação cognitiva com pacientes de Alzheimer - autonomia, raciocínio lógico, função executiva.
Outra ação considerada de suma importância foi uma sala de espera para conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade com uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física.
Uma oficina de estimulação cognitiva deu continuidade ao cronograma que, na UBS São Francisco, foi marcado por várias atividades. Dentro das definições, a Vigilância Ambiental intensificou medidas contra o Aedes aegypti nos bairros da cidade; enquanto, fechando a semana, a UBS Carulas realizou vacinação de Covid-19 e gripe.