"Mãos à Horta" beneficia alunos da rede municipal e famílias atendidas através do Cras Foto Decom/Divulgação
Segurança Alimentar e Nutricional é a programação para o início de agosto. No dia dois, haverá uma reunião ampliada na qual será debatido o tema “Agenda de Segurança Alimentar e Nutricional: Desafios e Possibilidades”; acontecerá no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Surubi, na Avenida Porto Alegre, nº 1000, no bairro Surubi, com início às 8h.
O Departamento de Comunicação (Decom) da prefeitura destaca que o objetivo da Assistência Social é trabalhar na garantia de direitos e auxílio às famílias mais vulneráveis da cidade, apontando algumas atividades desenvolvidas durante a última semana.
No distrito de Retiro do Muriaé, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da secretaria realizou uma atividade com as crianças sobre as árvores dos sonhos, visando estimular as crianças a sonhar, traçar metas, estabelecer objetivos e planejar o futuro; já o Cras Vinhosa realizou um café da tarde com os alunos da oficina de barbeiro.
Outra pauta importante foi a participação da II Conferência Regional de Assistência Social, realizada em Italva, quando foram feitas propostas para o Estado e para a União, levantando os principais pontos comuns da Região Noroeste; também aconteceu roda de conversa com as gestantes do Cras Castelo, abordando “Violência Obstétrica e Humanização do Parto”.
Quanto à segurança alimentar e nutricional, um dos programas de grande alcance social é o “Mãos à Horta” que, de acordo com o Decom, vem contribuindo amplamente com a complementação alimentar de muitas famílias.
O Decom explica que o programa beneficia alunos da rede municipal de ensino e famílias atendidas pela Assistência Social, através do Cras: “A horta comunitária principal está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares”.
Em uma das avaliações sobre a iniciativa, a secretária de Agricultura, Viviane Braga Pereira Rodrigues, afirma que o sucesso do projeto é devido à união de muitas secretarias e parceiros, que abraçaram o projeto com muito carinho:
- O prefeito Alfredão (Alfredo Paulo Marques Rodrigues) é um grande entusiasta do ‘Mãos à Horta’ e segue trabalhando firme, com a gente, buscando ampliar o número de pessoas atendidas - ressalta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.