Campanha é instituída em nível nacional pela Lei nº 13.802/2019 e propagada através do Ministério da Saúde Foto Decom/Ilustração
A iniciativa está concentrada na A campanha “Julho Amarelo”, instituída em nível nacional pela Lei nº 13.802/2019 e, segundo o Ministério da Saúde, tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A Secretaria Municipal de Saúde incentiva a população participar: “Durante todo o mês de julho, estaremos aqui para compartilhar dicas e orientações que podem salvar vidas; vamos juntos promover a educação, a prevenção e o acesso aos cuidados necessários”.
Trata-se de uma doença que pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade ou estilo de vida: “Por isso, é fundamental conhecer os modos de transmissão, adotar medidas preventivas e buscar o diagnóstico precoce”, orienta a secretaria pontuando várias medidas importantes.
Vacinar-se contra hepatite B; usar sempre camisinhas nas relações sexuais; não compartilhar escova de dente, lâmina e barbear ou de depilar, nem agulhas ou seringas em outras situações são pontuais; porém, há outras ainda que devem ser observadas.
A prevenção inclui também exigir material esterilizado ou descartável nos locais de realização de tatuagens e colocação de piercings; fazer as mesmas exigências em consultórios médicos e odontológicos; exigir material esterilizado ou descartável nas barbearias e nos salões de manicure e pedicure. Em caso de apresentação de qualquer sintoma da doença a orientação é buscar atendimento médico.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.