"Programa Equoterapia Pedra Preta" foi implantado em setembro do ano passado pela prefeitura Foto Divulgação

Itaperuna - Abordagem terapêutica que utiliza a interação com os cavalos para promover o desenvolvimento físico, emocional e social de pessoas com diferentes desafios, a equoterapia está dentro das ações de saúde pública disponibilizadas pelo governo de Itaperuna (RJ).
As atividades são desenvolvidas no Sítio Experimental Vicente Sinval (Mata do Vicente), localizado a 1km depois do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do São Matheus; no local, a prefeitura implantou o “Programa Equoterapia Pedra Preta” em setembro do ano passado.
A coordenação do programa é da Secretaria de Saúde, que prepara uma visita especialo ao local nesta quarta-feira (09), para comemorar o Dia da Equoterapia. O Departamento de Comunicação (Decom) incentiva que “será uma oportunidade de aprender, se inspirar e compartilhar momentos agradáveis”.
Estão programados, a partir de 9h, um café e bate-papo sobre os benefícios da equoterapia. Segundo dados da biblioteca virtual do Ministério da Saúde, a equoterapia “é uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo”.
A prática proporciona vários benefícios, entre os quais físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais. É indicada para doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem.