Marcelo Poeys afirma que até o dia 23 repasses às instituições filantrópicas poderão estar liberados Foto reprodução

Itaperuna – Em vídeo postado em rede social, o Secretário de Saúde de Itaperuna (RJ), Marcelo Poeys, diz que até o próximo dia 23 o pagamento dos repasses às instituições filantrópicas do município deverá estar solucionado. No entanto, não deu maiores detalhes sobre questionamentos feitos pela Câmara quanto à dívida com o Hospital São José do Avaí, cerca de R$ 75 milhões. A Comissão de Saúde deverá decidir nesta terça-feira pela sua convocação.
O secretário se ateve a comunicar que “o projeto de lei de repasses das instituições filantrópicas e de profissionais da área de saúde já foi feito na semana passada e está no gabinete do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão), para que a mensagem seja preparada e enviada à Câmara Municipal, possivelmente na próxima quarta-feira (13)”.
Poeys estava acompanhado de alguns vereadores e disse acreditar que não haverá nenhum problema para aprovação. Argumentou que, diante do trâmite normal, a mensagem entra na pauta quarta-feira e terá de ser votada em duas sessões; mas que os vereadores estão tentando antecipar, para que o prefeito possa sancionar e encaminhar para a Secretaria de Saúde, “fazendo com que seja pago no prazo final, que é dia 23, de acordo com o que prevê a lei”.
De acordo com Poeys, as instituições filoantrópicas que têm pagamentos 60% Sistema Único de Saúde (SUS) receberão em folha suplementar. Mais tarde, durante a sessão da Câmara, os argumentos do secretário foram repercutidos e considerados não convincentes.
O assunto foi repercutido na sessão desta segunda-feira (11), com novas cargas contra o prefeito e pressão para que a Comissão de Saúde convoque o secretário para comparecer à Câmara quarta-feira, cumprindo o que foi aprovado na sessão do dia seis, juntamente com a direção do São José do Avaí.