A nova agência da Enel em Itaperuna funciona junto ao polo operacional da companhia Foto Divulgação

Itaperuna - A população deve ficar atenta aos perigos desses fenômenos meteorológicos, que podem ser acompanhados de raios, rajadas de ventos fortes e inundações. O alerta é da Enel Distribuição Rio, considerando que a primavera e o verão do sudeste brasileiro são caracterizados por tempestades que podem ocorrer, principalmente, nos fins de tarde.
A empresa - cuja sede em Itaperuna (RJ) funciona do bairro Cidade Nova junto ao pólo operacional - orienta, para evitar acidentes elétricos, que não se deve aproximar de fios partidos ou árvores caídas sobre vias públicas: “Elas podem carregar consigo cabos elétricos energizados escondidos sob as folhas, causando graves acidentes”.
Outras dicas são, além dos cuidados com cabos e árvores, que a população não realize quaisquer serviços em lajes ou telhados das residências durante as tempestades; retirar os equipamentos da tomada e deixar fora do alcance da água; não encostar-se a objetos metálicos como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades.
Em caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, A Enel recomenda não entrar em contato com as instalações elétricas: “Desligue imediatamente o disjuntor localizado no padrão de entrada para evitar curtos-circuitos; o contato acidental de varas ou outros objetos que conduzam energia com a rede elétrica pode causar graves acidentes”.
A Enel conclui enfatizando: “No caso de rompimento de fios elétricos, a orientação é ficar distante, evitando se aproximar dos cabos; também se deve evitar o contato com a água, principalmente, se estiver próxima de algum fio partido ou estrutura elétrica energizada, e acione imediatamente a Enel Distribuição Rio, pelo 0800 28 00 120”.