Tecnologia a serviço da iniciativa privada em desacordo com a lei143

Itaperuna- Na tarde de segunda-feira (31) inspetores e investigadores da 143ª DP, coordenados pelo delegado adjunto Gabriel Ramos, cumpriram um mandado de busca e apreensão no distrito itaperunense de Retiro do Muriaé, quando desarticularam  um sofisticado esquema de cultivo em estufa de maconha (Cannabis sativa), além da apreensão de drogas e materiais relacionados ao comércio ilegal.

Foram encontrados dezenas de bem-cuidadas mudas de maconha, recipientes prontos contendo as folhas para vender, e um tablete da erva prensada, além de 5 mil reais em espécie, anotações do tráfico, fertilizantes e equipamentos utilizados para plantio, colheita, preparo e venda da Cannabis.
A estufa usada no cultivo contava com tecnologia avançada, permitindo o controle de temperatura, umidade e iluminação, garantindo condições ideais para o desenvolvimento saudável das plantas.

O cuidador das mudas,  B.S.L. preso em flagrante, foi conduzido à delegacia, e vai  responder pelo crime de tráfico de drogas. As investigações indicam que ele e o seu irmão, que não foi localizado, comercializavam  para usuários de classe média e alta da região.
Plantar Cannabis sativa sem autorização no Brasil, é considerado crime de acordo com o Artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, que trata do tráfico de drogas. Esse artigo prevê pena de reclusão de 5 a 15 anos e multa para quem semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à produção de substâncias entorpecentes sem autorização ou em desacordo com a regulamentação legal.

Se o cultivo for para consumo próprio, pode ser enquadrado no Artigo 28 da mesma lei, que prevê medidas educativas e prestação de serviços à comunidade, mas não pena de prisão. A distinção entre tráfico e consumo próprio depende de fatores como quantidade, local e condições do cultivo, além dos antecedentes do indivíduo

A 143ª DP segue investigando para identificar o paradeiro do irmão do detido, e aprofundar as apurações sobre o jardim secreto. Os policiais civis pedem para que denúncias sejam feitas WhatsApp da 143ª DP: 22-988318027, com garantia de sigilo.

Material e dinheiro apreendido do jardim secreto - 143
Material e dinheiro apreendido do jardim secreto143

 NinoBellieny