Rio- Quando adolescente ele passava as férias e os feriados na casa de uma das tias em Itaperuna, sem imaginar que um dia seria considerado o maior sniper da América do Sul, e um dos maiores do mundo. A assombrosa história do Assombroso, sem nenhuma redundância, tornou-se um livro, e vai ser lançado amanhã na Livraria Travessa, no Barrashopping, e já é um dos mais vendidos em várias listas especializadas, como a da revista Veja.
"Eu, minha arma e o alvo", publicado pela Editora Rocco, narra a saga do sargento do Exército Brasileiro, o carioca Marco Antônio de Souza, codinome Assombroso, um dos principais atiradores de elite das Forças Especiais, participando de diversas operações e missões internacionais.
No Haiti, em missões de paz e no resgate depois do terremoto de 2010, Marco Souza demonstrou habilidade estratégica e precisão, sendo reconhecido por suas contribuições ao comando militar brasileiro. Um dos episódios inclui o resgate da enfermeira haitiana Jean Baptiste, em meio ao caos provocado pelo desastre, e foi tema de reportagens pelo mundo todo.
O livro, escrito pelos jornalistas Nathalia Alvitos e André Moragas, traz detalhes sobre a formação de Assombroso, os percalços, e a mística formada ao redor dele. A obra tem impressionantes relatos sobre as missões, a rotina das operações especiais e o papel dos snipers, (no Exército Brasileiro, chamados de caçadores).
Marco Assombroso SouzaArquivoFamiliar
Um pequeno trecho da história: "O Assombroso nunca odiou aqueles sob sua mira. Para ele, a contagem que vale é a das vidas que salva, nunca a das ameaças neutralizadas. Não há espaço para vaidade nos momentos de caos, em que a primeira necessidade é de calma e eficiência".
"Eu, minha arma e o alvo" será lançado amanhã, 15 de abril de 2025, na Livraria Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro, a partir das 19h, com a presença de Assombroso, dos autores Nathalia Alvitos e André Moragas para um bate-papo sobre a obra, seguido de sessão de autógrafos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.