Cédulas de Real brasileiro feitas com folhas cinematográficas são vendidas na InternetIlustração Web

Itaperuna- A PF- Polícia Federal, Delegacia de Campos de Goytacazes, prendeu em flagrante um homem por aquisição de moeda falsa no município itaperunense. O crime é tipificado no Art. 289, § 2º do Código Penal.
Os agentes foram alertados pela agência dos Correios sobre uma correspondência suspeita. A análise no objeto postal confirmou a suspeita de material ilícito. Policiais federais foram chamados e acompanharam a entrega da encomenda no endereço indicado.

A embalagem foi aberta pelo destinatário, na presença dos policiais. No pacote, foram encontradas 10 cédulas falsas de 100 reais e 5 cédulas falsas de 200 reais, totalizando 2 mil. O aparelho celular do homem também foi apreendido.

Depois do auto de prisão em flagrante, ele foi levado ao sistema prisional, e ficou disponível para a Justiça.

Em operações similares, duas outras pessoas foram presas pelo mesmo crime: uma em Volta Redonda, na quinta-feira (22), e outra, também na sexta-feira (23). Já em Itaperuna foi na sexta-feira (23)
Comércio pela internet
Notas de Real são encontradas em sites de vendas, chamadas de notas feitas em folha cinematográfica, e também caracteriza ato ilícito pelo Código Penal Brasileiro que, no Artigo 289, trata do crime de falsificação de moeda, com previsão de pena de reclusão de 3 a 12 anos, e multa. Embora notas cenográficas não sejam falsificações perfeitas, originalmente usadas em produções do cinema e do teatro, a aparência das cédulas (vide foto no alto)  é tão similar ao dinheiro real que pode induzir alguém ao erro. E do erro à prisão.
NinoBellieny