Após habeas corpus, vereadores afastados voltam para Câmara MunicipalDivulgação

Através de um habeas corpus, os vereadores Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PSC), e Vander Leite Gomes (PP), voltaram a ocupar as cadeiras da Câmara Municipal de Itatiaia na segunda-feira (27). Os parlamentares estavam afastados desde a terceira fase da Operação Apanthropía, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Durante a sessão, os vereadores usaram as palavras de lideranças dos partidos. "Foram dias muito difíceis, ouvindo de tudo nas redes sociais. Apontamento. Tenho certeza que a Justiça será feita. Não vai ser através de denúncias infundadas que vão tirar meu mandato, aquele que me foi conferido através do voto popular", discursou Vander.
Já Vaninho falou da alegria de voltar à Câmara no dia do aniversário da mãe. "Quero agradecer imensamente ao público que me deu essa oportunidade de ser vereador. Eu injustamente fui acusado de um crime de ameaça e por isso fui preso. Passei 71 dias naquele lugar. Mas Deus esteve comigo o tempo todo", falou emocionado.
Outros três vereadores continuam afastados. Mesmo com a volta dos parlamentares, segundo o setor jurídico da Casa, a Comissão Processante instalada no início do mês continua. Os membros têm até 90 dias para julgar o caso.