Vigilância Ambiental intensifica combate ao mosquito Aedes AegyptiDivulgação

Técnicos da Vigilância Ambiental de Itatiaia estão intensificando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya, em alguns bairros como Vila Esperança e Campo Alegre. Além das visitas domiciliares, com colocação de larvicidas, os agentes informam e mobilizam os moradores para ajudar no controle aos eventuais focos de transmissão.
Segundo a Direção de Vigilância em Saúde e a Coordenação de Vigilância Ambiental, em Itatiaia, entre janeiro a novembro desse ano, houve 808 casos notificados e 131 confirmados. Campo Alegre, Vila Esperança e Nova Conquista foram os bairros com maior incidência de focos do Aedes Aegypti em novembro.
O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes Aegypti) referente a outubro, divulgado pelo setor de Vigilância Ambiental de Itatiaia, está mostrando um Índice de Infestação Predial de 2,8, que se enquadra na faixa de médio risco. Os fatores para essa variação são o calor, que estimula a reprodução dos vetores, e as chuvas nesse período, aumentando o número de reservatórios que servem de criadouros dos mosquitos.