Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ensinaram técnicas básicas de primeiros socorros, com ênfase no atendimento a casos de obstrução das vias aéreasDivulgação / PMJ
A ação integrou o projeto Agente de Defesa Civil Mirim, desenvolvido pela Prefeitura de Japeri por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, com o objetivo de formar crianças conscientes e preparadas para agir em situações de risco, dentro e fora do ambiente escolar. A atividade aconteceu na última quinta-feira (05).

O vice-prefeito Carlos Januário, que acompanhou a ação, ressaltou a importância de levar conhecimento prático às crianças:“É fundamental que nossos jovens estejam preparados para agir em situações de emergência. Essas ações fortalecem o vínculo entre a comunidade e os serviços de saúde, além de salvar vidas.”
Defesa Civil nas Escolas
Além do projeto mirim, será lançado a partir de setembro o programa Defesa Civil nas Escolas, que será implementado nas unidades do Bonfim e E.M Bernardino de Melo. A iniciativa, realizada em parceria com o SAMU, contará com ciclos de palestras educativas às terças e quintas-feiras, incluindo a distribuição de cartilhas do programa Comunidades Mais Seguras, com informações práticas sobre prevenção de riscos.

As palestras servirão de preparação para o grande simulado de evacuação escolar, que acontecerá ao final do ciclo. O exercício contará com a presença e apoio de diversos órgãos essenciais, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a equipe de Segurança Pública e profissionais do SAMU. O objetivo é treinar tanto alunos quanto profissionais da educação para situações reais de emergência, como incêndios, desastres naturais ou outros incidentes.

O secretário municipal de Defesa Civil, Ziel Pavani, destacou a importância da iniciativa: “Preparar nossas crianças desde cedo é investir em uma sociedade mais segura e solidária. O projeto Agente de Defesa Civil Mirim tem esse papel fundamental de despertar a consciência cidadã e o senso de responsabilidade coletiva.”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.