Evento terá início no dia 1º de julho, com a Mostra Cultural na Praça Veríssimo de MeloMoisés Bruno

Macaé - A 4ª edição do projeto "Artes Integradas em Curso" acontecerá em Macaé, de julho a dezembro deste ano, oferecendo uma variedade de atividades artísticas, mostras culturais, aulas de dança e muito mais. O evento terá início no dia 1º de julho, com a Mostra Cultural na Praça Veríssimo de Melo, localizada no Centro de Macaé. Todas as atividades do projeto serão gratuitas, proporcionando acesso amplo à cultura e às artes para a comunidade.
Este ano, o “Artes Integradas em Curso” conta com a realização de cinco edições da Mostra Cultural, em cinco bairros diferentes da cidade. Ao todo, serão quatro apresentações artísticas profissionais de dança, teatro, música e circo, mais cinco aulas abertas nos segmentos de dança, teatro, circo, música, audiovisual e artes visuais, além de exposições de Graffiti e Pintura em Tela e espaço “Leitura, Sabor e Arte”, disponível para os participantes do evento.
Segundo Renato Mota, coordenador de produção do projeto, uma vez por mês, sempre aos sábados, o projeto estará em um bairro diferente com a Mostra Cultura, com atividades diversas entre aulas abertas, apresentações artísticas, exposições e espaço de leitura. Os bairros escolhidos são Centro, Campo D'Oeste, Visconde De Araújo, Morro de São Jorge e Praia Campista.
Ainda de acordo com Renato, o projeto foi pensado a partir de todos os resultados das 3 edições anteriores, agradando a crianças, adolescentes, jovens e adultos que buscam o lazer e formação na área cultural. “Nesta edição para aqueles que buscam o desenvolvimento e formação cultural contaremos com mais de 10 modalidades artísticas. Teremos também workshops de formação continuada para os profissionais da cultura de Macaé e Região. O projeto foi pensado para atender a todos os públicos indistintamente, um projeto realmente para toda a família”, explica.
A produção do evento também oferecerá oficinas culturais gratuitas, que serão realizadas na sede do CIEMH² Núcleo Cultural, no bairro Sol e Mar. Os interessados poderão realizar oficinas de danças, ballet, teatro, musicalização, DJ/sonorização, circo, arte e design, audiovisual e acessibilidade cultural. Nesta edição também serão realizados três Workshops profissionais nas modalidades artes cênicas, musical e audiovisual.
Um dos gargalos da cidade de Macaé, segundo Renato Mota, é que profissionais da cultura que querem dar continuidade aos seus estudos, precisam sair da cidade. A formação leva até Macaé essa possibilidade. “Diante dessa ‘dificuldade’, iremos propor essa formação trazendo grandes artistas nas áreas de artes cênicas, música e audiovisual”, afirma.
Ele acrescenta ainda que a missão do CIEMH2 é proporcionar o lazer e a formação como indivíduo, mas também mostrar que é possível ser profissional na área artística e que em Macaé há mercado para isso. “E hoje, por exemplo, a maioria dos profissionais que atuam produzindo, criando, dirigindo, ministrando aulas foram alunos de nossos projetos anteriores”, conta.