Objetivo é sensibilizar órgãos públicos e empresas privadas, sobre a importância do meio ambiente Divulgação

Macaé - Neste domingo (25), um movimento em prol da preservação da Lagoa de Imboassica reuniu a população de Macaé, a Prefeitura, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e outros órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil. Com o objetivo de destacar a importância da preservação, defesa e cuidado da lagoa, o evento contou com a realização de um grande abraço simbólico. A iniciativa visa conscientizar a comunidade sobre a importância desse patrimônio natural e promover a participação de todos na sua conservação.
O secretário de Governo, Juninho Luna, enfatizou o apoio da gestão municipal a iniciativas como essa, que partem da sociedade em prol do bem comum. Ele ressaltou o diálogo constante entre o governo, o município de Rio das Ostras e o Inea para preservar a lagoa. Luna destacou que o poder público não consegue fazer isso sozinho e enfatizou o papel fundamental da sociedade na manutenção da lagoa.
Para a idealizadora do movimento Amor Pela Praia do Pecado, Valéria Quariguazil, o evento foi um sucesso e conseguiu sensibilizar diversos grupos. “Recebemos hoje aproximadamente 300 pessoas com o mesmo objetivo. Iniciamos com um abraço na lagoa, seguidos de limpeza em quatro pontos que abrangem a orla da lagoa e da Praia do Pecado. “Nosso objetivo tem como foco sensibilizar a coletividade, órgãos públicos e empresas privadas, sobre a importância do meio ambiente e da sustentabilidade em cada ação diária e a preservação da Lagoa de Imboassica”, pontuou.
O superintendente Regional do Inea, Ronaldo Paes Leme, destacou a importância da parceria entre o estado e a gestão municipal. Ele ressaltou o apoio da prefeitura de Macaé e afirmou que o evento contribuirá para sensibilizar a sociedade sobre a preservação do espaço público. A secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, parabenizou os envolvidos na ação e destacou a importância da conscientização ambiental durante o Junho Verde, incentivando a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.
No dia 21, outro movimento também chamou atenção. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ocyan, empresa de óleo e gás, promoveu uma ação de limpeza da Lagoa de Imboassica, envolvendo colaboradores e seus familiares. Com a participação de 39 voluntários, foram coletados 176,5 kg de resíduos, superando a marca do ano anterior em 112,6%. O evento contou com a presença do surfista Guilherme Hilel, vencedor do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes 2023, que contribuiu para ampliar a conscientização sobre a preservação ambiental e o engajamento da sociedade nesse tema crucial.
André Luiz Barros, gerente de Responsabilidade Social da Ocyan, destaca a importância de reunir colaboradores e influenciadores para criar um impacto positivo e incentivar ações individuais de preservação. Durante a atividade, os voluntários receberam uma mensagem sobre a importância do engajamento de cada cidadão na proteção do meio ambiente. A coleta de resíduos superou a quantidade do evento anterior, incluindo itens como pneus, plásticos, calçados, isopor, papelão, louças e até mesmo uma peça de ventilador.