Encontro reuniu representantes de diversos segmentos para viabilizar a iniciativaDivulgação

Macaé - Macaé oficializou o projeto "Inova Mais Macaé", que estabelece o marco regulatório para a transformação de investimentos públicos e privados em incentivos para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A iniciativa, que envolve a Petrobras, a UFRJ, o governo federal e instituições parceiras, visa impulsionar a criação de startups voltadas para soluções tecnológicas nos segmentos econômicos, sociais e sustentáveis.
O encontro, liderado pelo prefeito Welberth Rezende, reuniu representantes das instituições envolvidas no "ecossistema de inovação" de Macaé. O objetivo é tornar a cidade um polo de desenvolvimento de soluções que atendam à demanda do mercado de óleo, gás e energia. A região já conta com um polo universitário e laboratórios especializados nesse segmento.
O projeto "Inova Mais Macaé" foi apresentado por Allan Cormack, diretor do Inova UFRJ/Macaé e coordenador do Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) da universidade. A proposta conta com a participação da Petrobras, por meio da integração de projetos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes).
A Petrobras destacou seu interesse em cooperar com o ecossistema de inovação em Macaé. A criação do "hub do gás" na cidade, que projeta ser o principal polo de processamento do Brasil, também estimula projetos de inovação com foco em sustentabilidade, como a instalação de uma usina de captura de carbono até 2027.
O encontro contou com a presença de representantes da prefeitura, da UFRJ, da Petrobras, de órgãos municipais e de entidades como o Sebrae-RJ e a Finep. A colaboração entre academia, indústria e governo é vista como fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico de Macaé, tornando-a um centro de inovação no país.