Projeto tem como objetivo oferecer qualidade de vida e bem-estar para crianças com necessidades especiais e suas famíliasFoto: Rui Porto Filho

Macaé - O Programa de Equoterapia da Prefeitura de Macaé está completando 10 anos de atuação e foi celebrado com atividades para as crianças e suas famílias no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, sede do programa. Reconhecido como um dos centros de excelência no país, o projeto tem como objetivo oferecer qualidade de vida e bem-estar para crianças com necessidades especiais e suas famílias. A comemoração contou com a participação de órgãos municipais em parceria, como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que levou a Unidade Móvel Odontológica para atender as crianças no evento.
O programa, que atende atualmente 155 pacientes, tem a meta de acolher mais 50 novos até o final do ano. Com atendimento integral, a equipe da Equoterapia trabalha com profissionais multidisciplinares, como auxiliares-guias, psicólogos, fisioterapeutas e motoristas. O uso do cavalo nas atividades desenvolvidas proporciona benefícios como o desenvolvimento da força, equilíbrio, concentração, noção de espaço e tempo e coordenações motoras dos pacientes.
Além das atividades com os cavalos, o evento comemorativo também contou com a participação da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, que levou a Escolinha de Trânsito para ensinar conceitos de segurança e cidadania no trânsito às crianças. O Centro de Especialidades Odontológicas ofereceu atendimento odontológico a 20 crianças, com serviços como restauração, limpeza e aplicação de flúor.
O programa de Equoterapia de Macaé é um exemplo de sucesso na promoção da qualidade de vida e inclusão social das crianças atendidas. O apoio de órgãos municipais e a dedicação da equipe multidisciplinar têm sido fundamentais para o alcance dos objetivos do projeto, que continuará proporcionando benefícios e oportunidades para as crianças e suas famílias.