Presidente Cesinha apresentou duas matérias que se destacaram na sessão Foto: Tiago Ferreira
Novas leis aprovadas em Macaé: Cadastro Único e segurança na Linha Azul recebem sinal verde da Câmara
Levantamento da Secretaria de Saúde identificou uma quantidade de PcD menor do que a efetiva
Macaé - A Câmara de Macaé aprovou, um requerimento do presidente Cesinha (Solidariedade) propondo ao governo municipal a realização de um cadastro único para registros de Pessoas com Deficiência (PcD). O objetivo é unificar informações das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, visando obter dados mais precisos do que os coletados no recente censo realizado.
O levantamento da Secretaria de Saúde identificou uma quantidade de PcD menor do que a efetiva, devido a muitas famílias não terem respondido por receio de perder benefícios federais. "Esses dados são necessários para o planejamento de políticas públicas voltadas para esse grupo", enfatizou Cesinha. A proposta surgiu nesta terça-feira (12), após reunião do Executivo com a Frente Parlamentar e os conselhos municipais de Saúde e da Pessoa com Deficiência.
Marlon Lima (PDT) reforçou a importância da criação da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão para pessoas com deficiência, citando o exemplo de Niterói, que mantém uma pasta exclusiva para o tema. Ele sugeriu que funcionários de coordenadorias isoladas em outras secretarias possam ser incorporados a essa nova secretaria.
Outra proposição de Cesinha aprovada foi a indicação ao Executivo para que sejam instalados guard rails (sistemas de proteção metálica contra impactos de veículos em vias públicas) na Linha Azul. A preocupação é com pontos de acúmulo de água nos canteiros, que podem resultar em situações perigosas, incluindo o risco de afogamento em veículos que percam o controle e saiam da pista.
Marlon acrescentou que a sinalização na Linha Azul é deficiente, o que aumenta os riscos, especialmente durante a noite. José Prestes (PTB) propôs a renovação das pinturas de sinalização, visando salvar vidas, referindo-se aos frequentes acidentes fatais na via.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.