Ao todo, foram 59 procedimentos em pacientes de todas as idadesFoto: Divulgação
O prefeito Welberth Rezende esteve presente, acompanhando de perto o desenvolvimento dos procedimentos, enfatizando a importância da instalação do Hospital do Olho na cidade. Ele também destacou que as obras para a conclusão do hospital estão na fase final, e em breve estará equipado com todos os recursos necessários para atender a comunidade do bairro Praia Campista.
"Estou muito feliz em estar aqui acompanhando esse trabalho. Estamos concluindo neste domingo (17) o segundo dia de cirurgias de Cataratas, enquanto as obras do Hospital do Olho estão em andamento. A previsão é de que elas sejam concluídas em três a quatro meses. É muito importante retomar essas cirurgias no município, pois anteriormente enviávamos esses pacientes para outros municípios. É um avanço significativo nesse tipo de procedimento que não era realizado aqui há cerca de 20 anos. Já estamos eliminando a lista de espera. É um novo olhar em relação a isso", disse.
A secretária de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Natália Pires Antunes, explicou o processo de solicitação das cirurgias de Cataratas, ressaltando a importância da consulta oftalmológica no Centro de Especialidades Dona Alba para obter a recomendação para o procedimento.
O Hospital do Olho, localizado no bairro Praia Campista, será equipado com tecnologia de ponta para atender não apenas a cirurgias de Cataratas, mas também outras condições oculares. O médico oftalmologista Bernardo Villas Boas, membro da equipe, enfatizou a importância desse empreendimento e a necessidade de cuidar da saúde ocular em uma população que está vivendo mais tempo.
Cíntia Marinho, responsável administrativa do Hospital do Olho, explicou que a unidade se prepara para realizar uma variedade de cirurgias oftalmológicas, incluindo procedimentos para Pterígio e injeção intravítrea, que são essenciais no tratamento de degeneração macular relacionada ao Diabetes. Ela destacou que esses tratamentos eram anteriormente caros, mas agora estarão disponíveis pelo SUS.
A equipe do Hospital do Olho é composta por dois médicos, um anestesista, um instrumentista e profissionais da enfermagem, garantindo cuidados oftalmológicos abrangentes para a comunidade. Com a inauguração do Hospital do Olho, Macaé está prestes a dar um grande passo na melhoria da saúde ocular de sua população.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.