Cemitérios e bairros de Macaé têm ações e fumacê contra o Aedes aegypti às vésperas de FinadosFoto: Divulgação
Macaé se prepara para o Feriado de Finados com combate intenso ao Aedes aegypti
Agentes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde em ação contra o mosquito transmissor
Macaé - Com a iminência do Feriado de Finados, a cidade de Macaé está se mobilizando em uma batalha intensa contra o mosquito Aedes aegypti. Agentes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Ceva) estão realizando inspeções rigorosas e tratando recipientes que possam servir como criadouros do mosquito.
Essas ações preventivas seguem critérios técnicos padronizados pelo Ministério da Saúde, têm um único propósito: tornar o verão, que se aproxima, seguro, erradicando qualquer chance de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya.
O alvo principal é os cemitérios, onde vasos de flores frequentemente se transformam em armadilhas para o mosquito, acumulando água. A orientação aos visitantes é clara: substituir a água por areia, uma medida direta para eliminar qualquer possibilidade de reprodução do mosquito transmissor, especialmente durante as condições climáticas adversas, com altas temperaturas e chuvas frequentes.
Além disso, a equipe da Ceva não mede esforços e também realiza a desratização nos cemitérios, assegurando que esses locais estejam livres de pragas e totalmente seguros para todos. Não há espaço para complacência quando se trata de saúde pública.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.