Estudantes propõem soluções que minimizam a fome no mundoFoto: Divulgação
Estudantes abordam em Macaé a problemática da fome com iniciativas sustentáveis
Turmas do Novo Ensino Médio propõem ações para combater a fome e o desperdício de alimentos
Macaé - Alunos das 2ª séries do Novo Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, RJ, mergulharam na problemática da fome, buscando compreender as dificuldades enfrentadas por pessoas carentes e o desperdício de recursos. Orientados pelos professores Ivana Matos Pinheiro Tavares (Humanas) e Rodrigo Alípio Carvalho do Nascimento (Linguagens), os estudantes discutiram o tema e elaboraram propostas concretas para enfrentar esses desafios.
Uma das propostas destacadas envolve a criação de um sistema de compostagem a partir do recolhimento de folhas e cascas de frutas e legumes utilizados na Cantina e Restaurante Dom Bosco, operada dentro do Colégio Castelo. Esses resíduos orgânicos seriam redirecionados para a horta da escola ou outras hortas na cidade, promovendo práticas sustentáveis e reduzindo o descarte inadequado.
Durante o processo de aprendizado, os alunos tiveram a oportunidade de receber o Padre Gleison Lima, responsável pelo Projeto "Pão Nosso", que compartilhou informações sobre a logística de distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Macaé. O projeto, que começou em 2019, distribui semanalmente mais de 240 refeições à população de rua e mensalmente mais de 100 cestas básicas para famílias cadastradas.
Inspirados pela iniciativa do "Pão Nosso", os estudantes organizaram uma campanha para arrecadar donativos em benefício do projeto. De maneira independente, eles desenvolveram peças de divulgação, compartilhando nas redes sociais e afixando cartazes pela escola.
O trabalho culminou na produção de um texto, resultado da presença do Padre Gleison e dos responsáveis pela cantina e restaurante da escola. Esse documento aponta soluções para o descarte sustentável e a destinação adequada de alimentos, destacando o comprometimento dos alunos com questões globais que afetam cada vez mais pessoas.
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