Festival acontece das 10h às 15h, nas ruas do entorno do Bicibase (sede do projeto) no Parque AeroportoFoto: Divulgação

Macaé - O Instituto Aromeiazero, em parceria com a Foresea, realizará a 3ª edição do Festival Pedala Macaé com diversas atividades gratuitas ao ar livre para os moradores de Macaé. O Festival será realizado no próximo dia 11 de novembro e comemora o terceiro ano do projeto Pedala Macaé, que tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta no dia a dia, bem como reforçar a importância de formas mais sustentáveis e ecológicas de mobilidade urbana.
Entre as atividades oferecidas haverá aulas para as crianças de como pedalar sem rodinhas de apoio como o projeto “Rodinha Zero”; consertos gratuitos de bicicleta com alunos do curso Viver de Bike; além de música, apresentação de lutas, feira de pequenos empreendedores e jardinagem urbana. O Festival acontece das 10h às 15h, nas ruas do entorno do Bicibase (sede do projeto) no Parque Aeroporto.
Durante o festival, será realizada a formatura das turmas do Viver de Bike 2023. Desde o início da atuação, o curso formou 128 pessoas, sendo 85 mulheres. O Viver de Bike é voltado para quem já trabalha ou quer empreender com bicicleta como ferramenta de alavancagem financeira. Além dos conteúdos de mecânica, são ministradas aulas de empreendedorismo, gestão financeira e o poder da bike nas cidades.
O evento também contará com a apresentação dos resultados da Bikeatona 2023. Trata-se de uma maratona de inovação social que apoia ideias, projetos e negócios que utilizam a bicicleta para fortalecer territórios de baixa renda no Brasil. Este ano, o Pedala Macaé, feito pelo Aromeiazero com o patrocínio da Foresea, investiu R$ 20 mil em 4 projetos de impacto.
“Temos muito orgulho de participar da construção da história do Pedala Macaé desde o seu início, contribuindo para a formação de mão de obra e incentivando os projetos socioambientais e o engajamento voluntário de nossos integrantes com a comunidade, além de estimular o uso da bicicleta como uma ferramenta de empreendedorismo, geração de renda e um meio de transporte limpo e saudável. Também reforçamos a vocação sustentável de Macaé como um exemplo a ser seguido”, comemora Marco Aurélio Fonseca, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Foresea.