Vacinação agora vai até o cidadão: iniciativa leva imunização contra gripe a pontos movimentados de Macaé Foto: Moisés Bruno H. Santos

Macaé - A campanha de vacinação contra a gripe em Macaé ganhou reforço de peso. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma nova estratégia para ampliar o alcance da imunização, levando postos itinerantes a locais com grande circulação de pessoas. A ação começou nesta quinta-feira (5), no Terminal Central, e segue nos próximos dias por feirinhas, praças e calçadões da cidade.
Com atendimento das 9h às 12h, a vacinação estará nesta sexta-feira (6) na tradicional Feirinha do Pecado e também na Praça Principal do Parque Aeroporto. Na próxima semana, as tendas estarão montadas na Praia da Imbetiba (dia 11), no Calçadão (dias 12 e 17) e na Praça Veríssimo de Mello (dia 18).
A imunização está disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade. No entanto, a Secretaria Executiva de Atenção Básica, Simone Sales, alerta para a importância de que os grupos mais vulneráveis estejam atentos: idosos, crianças com menos de seis anos e gestantes têm maior risco de complicações causadas pelo vírus.
“Nas últimas semanas, percebemos um aumento expressivo na procura por atendimento de sintomas gripais. A vacina é a melhor forma de prevenir agravamentos e internações”, destaca Simone.
Além da vacinação nas ruas, o imunizante segue disponível nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Casa da Vacina e na sala do Pronto Socorro do Aeroporto. A Secretaria informou que os horários de atendimento nas unidades fixas também serão ampliados.
Para se vacinar, basta apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS. No caso de menores de idade, é obrigatória a presença de um responsável legal.
A vacina oferecida é trivalente e protege contra três cepas do vírus da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A influenza é uma infecção respiratória de fácil transmissão, com potencial para causar epidemias sazonais. Os quadros podem variar de leves a graves, com risco de hospitalizações e mortes.
Com a vacinação itinerante, Macaé aposta em mobilidade e praticidade para garantir a proteção de mais moradores e interromper a cadeia de transmissão do vírus.