Welberth Rezende atualiza situação da comitiva brasileira em Israel e aguarda apoio do governoFoto: Reprodução Rede Social
Prefeito de Macaé segue em Israel e relata tensão no terceiro dia de conflito
Welberth Rezende atualiza situação pelas redes sociais, destaca segurança da comitiva brasileira e aguarda mobilização para retorno ao Brasil
Macaé - O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, permanece em Israel no terceiro dia desde o agravamento da crise no Oriente Médio. Através de sua rede social oficial, ele atualizou a população sobre a situação no local na manhã deste domingo (15). De acordo com o gestor, os ataques continuam e, embora estejam em segurança, o clima permanece tenso e incerto.
Segundo ele, no sábado à noite (14), a comitiva conseguiu se reunir com representantes da embaixada brasileira, que iniciou um plano de evacuação por via terrestre. O prefeito ressaltou a importância de que, além dos representantes oficiais, todos os brasileiros na mesma condição sejam incluídos na operação de retorno ao país.
Welberth destacou ainda que a missão brasileira está em território israelense a convite do governo local, com todas as despesas custeadas pela organização anfitriã. A viagem oficial integra ações de intercâmbio de conhecimento nas áreas de segurança pública, cidades inteligentes e inovação, áreas nas quais Israel é referência internacional.
A permanência do prefeito no país do conflito gerou grande repercussão em suas redes sociais. Entre mensagens de apoio e preocupação, muitos internautas destacaram a postura equilibrada adotada por Welberth diante da crise.
“Que o prefeito, todos os governantes da comitiva e os brasileiros em Israel possam voltar com segurança. Importante saber que o diálogo com o governo brasileiro foi estabelecido!”, escreveu a internauta Isabela Vicente.
Outro seguidor elogiou a postura do chefe do Executivo macaense. “Legal a forma equilibrada e serena com que transmite informações em meio a conflitos. Mostra liderança e preocupação com os brasileiros que estão aí e não fazem parte da comitiva”, comentou.
Já o secretário de Segurança de Macaé e coordenador do GSI local, Tales Borges, reforçou a relevância da viagem oficial mesmo em tempos delicados. “Israel é referência em segurança, inovação e desenvolvimento econômico. O mundo é globalizado e gestores públicos precisam buscar soluções tecnológicas e estratégicas fora do país. Assim como o presidente Lula esteve na Rússia em meio a conflitos, esses encontros são fundamentais para o avanço das cidades”, afirmou.
Welberth Rezende finalizou sua publicação garantindo que seguirá informando a população sobre os próximos passos da comitiva. A expectativa é de que, com o apoio do governo brasileiro, o retorno seja organizado com segurança nos próximos dias.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.