Doze membros do grupo conseguiram deixar a região Foto: Reprodução Rede Social

Macaé - Na manhã desta terça-feira (17), por volta das 7h, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), publicou um vídeo em suas redes sociais anunciando que está a caminho do Brasil. O gestor integra a comitiva de autoridades brasileiras que ficou retida no Oriente Médio após o fechamento do espaço aéreo de Israel, em meio à escalada do conflito com o Irã.
“Estamos voltando para o Brasil e não poderia deixar de agradecer as mensagens de carinho. Que Deus possa retribuir em dobro cada mensagem positiva e de incentivo que recebemos durante esse momento turbulento que vivemos. Em breve estaremos em casa!”, afirmou Welberth no vídeo.
O prefeito estava em Israel desde o dia 9 de junho, onde participaria da MuniExpo Israel 2025 — feira internacional de tecnologia para gestão pública — a convite do governo israelense. A feira estava marcada para ocorrer entre os dias 17 e 19 de junho, mas a comitiva chegou antes para compromissos paralelos. A previsão inicial de retorno ao Brasil era para o dia 20.
Contudo, com a intensificação do conflito entre Israel e Irã e os bombardeios iniciados na sexta-feira (13), os voos foram suspensos no aeroporto internacional de Tel Aviv. A comitiva precisou se abrigar e, posteriormente, deixou Israel em direção à Jordânia na manhã desta segunda-feira (16). Parte do grupo seguirá por via terrestre até a Arábia Saudita, de onde embarcará em voos — alguns comerciais, outros em jatos particulares — de volta ao Brasil.
A viagem foi marcada por incertezas e tensão. Doze membros do grupo conseguiram deixar a região em um jato particular organizado pelo prefeito de João Pessoa (PB), Cícero de Lucena (Progressistas). A Confederação Nacional de Municípios (CNM), que acompanha a situação, não detalhou como foi viabilizado o retorno de todos os integrantes.
Além de Welberth Rezende, fazem parte da comitiva prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de cidades como Belo Horizonte, Nova Friburgo, Goiânia, Niterói, Natal e outras.
Nas redes sociais, a publicação do prefeito foi recebida com mensagens de apoio e alívio por parte da população macaense, que aguardava atualizações sobre o seu retorno. Ainda não há confirmação oficial sobre a data de chegada de Welberth a Macaé, mas a expectativa é de que o desembarque ocorra até o fim desta semana.