Cena de Terra Estrangeira, obra que consagrou Walter Salles como um dos grandes nomes do cinema mundialFoto: Douglas Smmithy

Macaé - O público apaixonado por cinema tem encontro marcado nesta quarta-feira (9), no Solar dos Melos, em Macaé. A partir das 19h, será exibido o filme Terra Estrangeira, dirigido pelo renomado cineasta Walter Salles. A sessão integra o projeto Cinema Comentado e tem entrada gratuita.
Nascido no Rio de Janeiro em 1956, Walter Salles é considerado um dos maiores diretores brasileiros e responsável por projetar o cinema nacional para o mundo. Sua trajetória acumula prêmios de peso: Oscar, Festival de Cannes, Festival de Veneza, Urso de Ouro em Berlim, Globo de Ouro, British Academy Film Awards e outras indicações históricas à Academia.
O organizador do Cinema no Solar explicou que a exibição celebra os 30 anos de lançamento de Terra Estrangeira, obra que marcou época e consolidou o talento de Salles. O filme é estrelado por Fernando Torres, que conquistou em 2025 o Oscar de Melhor Ator pelo longa Ainda Estou Aqui, também dirigido pelo cineasta.
Ambientado no início dos anos 1990, Terra Estrangeira transporta o espectador a um Brasil mergulhado em instabilidade política e econômica, durante o governo Collor. Sem perspectivas, Paco decide deixar o país após perder a mãe. Ele desembarca em Portugal, levando uma encomenda misteriosa que o coloca em rota de colisão com Alex, seu namorado Miguel e um esquema de contrabando. Juntos, eles se veem presos a um labirinto de tensão e perigo em Lisboa.
O ciclo de sessões no Solar dos Melos é uma oportunidade de redescobrir filmes que marcaram gerações e contribuíram para a identidade cultural brasileira.