Agentes intensificam visitas em bairros e órgãos públicos para combater criadouros do mosquito e focos de roedoresFoto: Ilustração

Macaé - A Gerência de Vigilância Ambiental intensificou o calendário de ações em Macaé nesta semana, com iniciativas para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, combate a roedores e vacinação antirrábica de cães e gatos. As atividades ocorrem entre segunda (21) e sexta-feira (25), em diversos bairros da área urbana e da região serrana, com o apoio de agentes de endemias.
As ovitrampas, armadilhas que detectam a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, serão utilizadas em locais estratégicos como Jardim Vitória, Nova Malvinas, Miramar, Praia do Pecado, entre outros. Já a eliminação de focos de roedores será concentrada na Barra, Cavaleiros, Malvinas, Novo Horizonte e em pontos sensíveis como cemitérios e praças.
A vacinação antirrábica em cães e gatos prossegue com equipes volantes e pontos fixos no Parque Aeroporto, Village Parque, Águas Maravilhosas e Fazenda Piracema. Além disso, será realizado o Reconhecimento Geográfico (GE) na região central, ação que levanta dados de residências, construções e condições sanitárias.
Também serão fiscalizados borracharias, ferros-velhos, empresas e prédios públicos nos bairros Centro, Botafogo, Ajuda e Costa do Sol. O controle do Culex, mosquito comum em áreas alagadas, será feito em canais como o do Parque Aeroporto e Jardim Esperança.
Moradores podem colaborar com denúncias e pedidos diretamente na sede da Vigilância Ambiental, no Centro, ou pelos canais: Disque Dengue 0800-022-6461, WhatsApp Aedes (22) 2772-6461 e pelo e-mail [cevas@macae.rj.gov.br](mailto:cevas@macae.rj.gov.br).