Ações de combate ao mosquito da dengue acontecem em vários pontos da cidade até o dia 9Foto: Ilustração

Macaé - A região de Nova Malvinas passa a contar, a partir desta segunda-feira (4), com um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A força-tarefa segue até quinta-feira (7) e faz parte de uma série de ações coordenadas pela Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde.
Entre os dias 4 e 7, também está previsto o controle do mosquito Culex, nos canais Campos/Macaé, Canal 62 no Parque Aeroporto e no bairro Jardim Esperança. O combate a roedores será realizado em diferentes locais: segunda-feira (4) no Lagomar, terça-feira (5) na Nova Malvinas, quarta-feira (6) na Barra de Macaé, quinta-feira (7) no Novo Cavaleiros e, na sexta-feira (8), em órgãos públicos do município. Nessas áreas, os agentes atenderão reclamações e farão vistorias preventivas.
Outra frente de atuação está no reconhecimento geográfico, com técnicos percorrendo o Centro e a Virgem Santa para identificar o número de residências, tipos de construção, vias de acesso e condições sanitárias das localidades. Esse levantamento acontecerá entre os dias 4 e 7.
Além disso, empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos de Cabiúnas, Barra de Macaé, Lagomar e Centro serão visitados no mesmo período, em ações voltadas ao controle de criadouros do mosquito transmissor.
A campanha de vacinação antirrábica também segue em ritmo acelerado. Na segunda-feira (4), a imunização ocorre na Ilha da Caieira. Na quarta-feira (6), será a vez da Praça dos Pescadores, na Barra de Macaé. A sexta-feira (8) terá atendimento na Praça do bairro Imboassica e em sistema volante. No sábado (9), o atendimento será em sistema drive-thru, no antigo Terminal da Lagoa. O horário de vacinação é sempre das 9h às 12h.
As medidas buscam prevenir surtos e garantir mais segurança sanitária à população com um cronograma que percorre diferentes regiões da cidade.