Estudantes participam da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica em Macaé, desenvolvendo projetos de programação e robóticaFoto: Moisés Bruno H. Santos

Macaé - Macaé foi palco da etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) neste sábado, 23, no Instituto Federal Fluminense (IFF). Cerca de 50 equipes e aproximadamente 300 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, da rede municipal e de instituições convidadas, participaram das atividades promovidas pelo Programa Inovare Aprender, vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
A competição, presente em Macaé desde 2005, tem como objetivo estimular a criatividade, a cooperação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis. Nas arenas e pistas da OBR, os robôs simulam o resgate de vítimas em ambientes hostis, permitindo que os estudantes aprendam programação enquanto colaboram entre si. Professores atuaram como técnicos voluntários e árbitros foram alunos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé.
Representantes de instituições como Sesi, IFF, UFJF, UCAM, ENF e UERJ também participaram, fortalecendo o intercâmbio entre escolas e universidades. As três melhores equipes de cada nível avançam para a etapa estadual, marcada para 30 de agosto em Maricá, e depois para as fases nacional e internacional, previstas para outubro e data a ser definida, respectivamente. Além da competição, a rede municipal de ensino de Macaé oferece computação em 17 unidades escolares, com oficinas, linguagem de programação e projetos de robótica, mostrando que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes.