Desfile de 7 de setembro em Macaé contará com forças armadas, corporações civis e bandas escolaresFoto: Moisés Bruno H. Santos

Macaé - Macaé se organiza para a celebração dos 203 anos da Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico e militar, marcado para a Avenida Elia Agostinho, no bairro Imbetiba. Os preparativos foram definidos em reunião realizada na 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea – Forte Marechal Hermes, com a participação de representantes das secretarias de Educação, Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Saúde.
A concentração para o desfile começa às 8h30, com a saída prevista para às 9h30. Antes disso, às 9h20, haverá a cerimônia de revista à tropa, que contará com a presença do capitão da artilharia do Forte Marechal Hermes, Bruno Trentini Lopes Ribeiro, e demais autoridades locais.
O desfile tem como objetivo principal celebrar a Independência do Brasil, reforçar valores de patriotismo, civismo e cidadania, além de destacar a união entre forças armadas, instituições de segurança e a sociedade civil. Entre os participantes estão a Capitania dos Portos, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Defesa Civil, grupamentos de escoteiros e corporações musicais de escolas municipais e estaduais, incluindo Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, Escola Municipal Olga Benário Prestes, Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Colégio Estadual Luiz Reid e a Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores.
A 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea – Forte Marechal Hermes é a única organização militar do Exército Brasileiro em Macaé. Localizada estrategicamente no litoral, a unidade mantém viva a tradição da Artilharia, garantindo a proteção da cidade e preservando valores históricos. Sua presença remonta a 1910, mas suas raízes militares se conectam à fortificação original construída em 1613, o Forte Santo Antônio do Monte Frio, destinado a proteger uma aldeia próxima à foz do Rio Macaé.
O evento reforça a importância histórica e social de Macaé, reunindo diferentes instituições e a comunidade em uma celebração de patriotismo, cultura e memória regional.