Moradores acompanham com entusiasmo o desfile cívico de 7 de Setembro em Macaé, comemorando os 203 anos de Independência do Brasil Foto: Moisés Bruno H. Santos
O prefeito Welberth Rezende destacou a importância do momento para a cidade. “É um dia de reflexão e celebração. Vemos o entusiasmo da população, a participação de crianças, jovens e adultos, todos unidos em torno da história e da identidade de nossa nação. É uma oportunidade de reforçar valores como respeito, responsabilidade e cidadania”, afirmou.
Entre os destaques do evento, estiveram presentes a Capitania dos Portos, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Defesa Civil e Grupamentos de Escoteiros. Escolas da rede pública municipal e estadual também brilharam com suas fanfarras e apresentações musicais, mostrando o talento das crianças e jovens e reforçando o papel da educação na construção do civismo e da identidade cultural local.
A 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Forte Marechal Hermes, única unidade militar do Exército na cidade, manteve viva a tradição da artilharia, homenageando a história de Macaé, que começou com a construção do Forte Santo Antônio do Monte Frio, em 1613, e avançou até a instalação da Bateria Marechal Hermes, em 1910. A presença das forças armadas trouxe solenidade e segurança, reforçando o papel das instituições na proteção e desenvolvimento da sociedade.
A celebração deste ano reforçou que a Independência do Brasil não é apenas uma data, mas um momento de reflexão, união e orgulho, evidenciando a importância de eventos cívicos que unem história, educação, cultura e sociedade em um mesmo espaço.












Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.