Voluntários de Macaé se reúnem para mutirão de limpeza em praias e rios da cidadeFoto: Douglas Smmithy
Macaé se mobiliza para o Dia Mundial de Limpeza de Praias
Mutirão une comunidade e organizações para proteger rios, lagoas e praias e conscientizar sobre o impacto do lixo no planeta
Macaé - Macaé vai entrar na onda global de cuidado com o planeta com o Dia Mundial da Limpeza, que promove a mobilização de cidadãos, organizações e instituições para eliminar lixo de praias, rios, lagoas e cachoeiras. A ação, realizada no terceiro sábado de setembro, deste ano será em dois pontos estratégicos: Praia de Cavaleiros e rio São Pedro, em Glicério, das 9h às 12h.
A gerente de projetos da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Cláudia Barreto, destaca a importância do engajamento da comunidade: “A data mundial nos lembra de repensar hábitos de consumo e preservar nosso planeta. Convidamos toda a população, ONGs e grupos como os escoteiros para juntos fortalecer a consciência ambiental e cuidar dos nossos rios e praias.”
O mutirão tem ponto de encontro no Posto 2 dos Guarda-Vidas, na esquina da Avenida Atlântica com Rua Valparaíso, em Cavaleiros, de onde os voluntários seguirão para a limpeza. O evento integra o projeto Coral Vivo e outras iniciativas municipais de preservação ambiental.
Desde 2018, a Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Rede BIOMAR) organiza ações similares em todo o país, incluindo plantio de mudas, mapeamento de pontos de lixo e educação ambiental. Pesquisas indicam que mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é plástico, sendo que 80% desse material vem de origem terrestre. A iniciativa busca reduzir os impactos dessa poluição nos oceanos e incentivar uma cultura de responsabilidade ambiental.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.