Equipe do Gasoduto Raia conclui instalação do trecho em águas rasas, etapa crucial antes da conexão terrestre e início das operaçõesFoto: Ilustração

Macaé - A instalação do trecho de 15 quilômetros em águas rasas do Gasoduto Raia foi concluída, marcando mais um avanço importante no projeto que conectará o FPSO Raia à malha de transporte de gás próxima a Cabiúnas, em Macaé. O gasoduto, com 200 quilômetros de extensão total, é considerado estratégico para a segurança energética do Brasil e deve começar a operar em 2028.
O projeto foi apresentado recentemente a representantes da cidade, com destaque para os impactos ambientais, responsabilidade social e mobilidade urbana. Com investimento de cerca de US$ 9 bilhões, o Raia integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é operado pela Equinor, em parceria com Repsol Sinopec e Petrobras.
Com capacidade de escoar 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e reservas de óleo e condensado superiores a 1 bilhão de barris de óleo equivalente, o projeto também deve gerar centenas de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local.
A conclusão do trecho de águas rasas, que levou cerca de dois meses, antecede a instalação do trecho terrestre, que seguirá por aproximadamente 4 km até se conectar à malha de transporte. “Este avanço reforça a capacidade técnica da nossa equipe e nos aproxima do início das operações. A segurança é nossa prioridade e seguimos para as próximas fases com confiança e responsabilidade”, afirmou o gerente do Gasoduto Raia.