Diretora de Cultura, Micaelle Mattos fez incursões pela Bienal do Rio em busca de livros para integrar o acervo da Biblioteca Municipal de MacucoRodrigo Cuco
Na abertura da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (13), durante solenidade realizada no Riocentro, a prefeita Michelle Bianchini – acompanhada da secretária de Educação, Claudia Vogas, e da diretora de Cultura, Micaelle Mattos – recebeu da secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros, um voucher no valor de R$ 10 mil. O recurso foi destinado à aquisição de livros que enriquecerão o acervo da Biblioteca Pública Municipal Maria Ilza Rocha de Almeida.
A comitiva macuquense aproveitou a própria Bienal do Livro para investir o valor recebido na compra de aproximadamente 500 livros. Os títulos contemplam os públicos infantil, infantojuvenil e adulto, com destaque para livros interativos em 3D, histórias clássicas, gibis e obras literárias atuais. De acordo com a diretora de Cultura e a secretária de Educação, os cuidados na hora da escolha das publicações buscou garantir diversidade de temas e linguagens, ampliando as possibilidades de acesso ao conhecimento, à imaginação e à cultura para os leitores da cidade.
Além da aquisição dos livros, a Secretaria de Estado de Cultura anunciou novas oportunidades para os municípios, como editais voltados ao fomento das artes e da cultura. Entre as iniciativas previstas estão em curso a possibilidade de contemplação de projetos de contação de histórias, feiras literárias, exposições artísticas e atividades envolvendo música e poesia.
Para a prefeita Michelle Bianchini, o incentivo à leitura é uma das formas mais eficazes de transformar vidas e abrir caminhos para o futuro. “A leitura alimenta o pensamento crítico, estimula a criatividade e forma cidadãos mais conscientes. Esse investimento, que traremos para Macuco apoiados pelo Governo do Estado com tanto carinho, representa mais do que livros; é a democratização do conhecimento e o fortalecimento do nosso compromisso com a educação e a cultura”, declarou a prefeita.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.