Museus de Magé vão entrar no roteiro turístico da cidadeDivulgação

Magé - O município de Magé é rico em belezas culturais e históricas, é fato! Com isso, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos iniciou uma jornada de visitas pelos museus da cidade, com o objetivo de valorizar esses espaços independentes de preservação locais. Magé reúne dois museus que contam a história da cidade e do país, o Museu Mariangela Yanase (MAMY) na Cachoeira Grande, e o Museu Cultural do Rádio no Parque Boneville.

Criado no dia 30 de abril de 2019 - no Dia da Baixada e aniversário da Estação Guia de Pacobaíba - o MAMY reúne grande acervo que faz parte da história de Magé, além de exposições de artistas mageenses e fotografias. A Sala Ricardo Boechat reúne os artistas Demétrio Sena, Tuka Cozzolino, Benedita Azevedo, Ivan Nascimento, Felipe Alvernaz, Maria Clara, Mestre Rudy, Ney de Lima, Adalto de Paula, Jorge Duarte, Deneir, Fiuza, Marleine Borges e Gabriella Boechat.
Museus de Magé vão entrar no roteiro turístico da cidade - Divulgação
Museus de Magé vão entrar no roteiro turístico da cidadeDivulgação


“Cheguei aqui em Magé aos nove anos, e logo cresci juntamente com a cidade, acompanhando todo o desenvolvimento. A ideia do Museu surgiu durante meus anos de trabalho em sala de aula, onde prometi aos meus alunos que iria abri-lo logo após a minha aposentadoria, e consegui. O Museu é para valorizar os artistas mageenses e a história do município”, explicou a professora, Mariangela Yanase.

Já o Museu Cultural do Rádio, no Parque Boneville, foi criado há 20 anos pelo aposentado de 84 anos, Benito Mussolini. O espaço conta com mais de 500 peças dentre rádio e TV, sendo o rádio mais antigo do ano de 1921 e um gramofone de 1908.

“Tudo começou há 20 anos, quando comprei o primeiro modelo de 1951. E logo decidi abrir o museu. Esse museu é a minha vida, já recebi pedidos de venda, mas recusei. Se eu vender, eu morro”, afirmou o aposentado.

O secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, explicou sobre os primeiros passos da pasta recém criada:

"Nós estamos iniciando a construção de uma nova pasta, então é fundamental conhecermos a diversidade das iniciativas, sobretudo, da sociedade civil. E o poder público precisa conhecer essas ações, até mesmo para planejarmos de que forma poderemos dar visibilidade, mais publicidade e estruturar esses espaços", explicou o secretário.

Segundo o secretário, o projeto ‘TurisMagé’, terá um roteiro de visita aos museus.

“A Secretaria de Turismo tem o roteiro religioso, ecoturístico, agrícola, e agora precisamos construir um novo roteiro inserindo esses museus. O projeto terá vans que levarão os visitantes até esses locais”, concluiu.