Magé celebra Dia Mundial do Meio AmbienteGilson Costa/Divulgação

Magé - A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, e completou 51 anos nesse 5 de junho. Para celebrar a data, a creche Ana Lúcia Martins, em Suruí, organizou o evento de encerramento do "Movimento Rio Águas Limpas" na segunda-feira. Essa iniciativa foi promovida pela parceria firmada pela Secretaria de Educação e o Instituto Libertas.

Juntos, eles alcançaram um marco significativo: a coleta de 7,4 mil litros de óleo vegetal, evitando a contaminação de 186 milhões e 60 mil litros de água. A creche ficou em segundo lugar, arrecadando mais de 600 litros de resíduos de óleo, coletados com apenas 60 alunos da unidade. Em recompensa, a escola recebeu R$ 1.000 para investir em melhorias. O objetivo desse projeto de sustentabilidade foi conscientizar e incentivar a comunidade escolar a preservar as águas do município.
Magé celebra Dia Mundial do Meio Ambiente - Gilson Costa/Divulgação
Magé celebra Dia Mundial do Meio AmbienteGilson Costa/Divulgação


O secretário de Meio Ambiente, Silvio Furtado, o professor Sidney Oliveira do Instituto Libertas, Maria Rita Luzório, diretora do Departamento de Ensino, e a Diretora da creche, Glória Lúcia Martins, também estiveram presentes. Maria Rita Luzório deixou uma mensagem sobre a importância do evento e como a educação pode contribuir para a valorização de nosso planeta.

“Nós acreditamos que o cuidado com o meio ambiente deve começar nas fases iniciais da vida, despertando o amor e o cuidado pela natureza desde a infância. Assim, teremos adultos mais conscientes, que amam e protegem o meio ambiente. Por isso, abraçamos o projeto de sustentabilidade desde a primeira infância, buscando despertar, desde o início, o carinho e o desejo de preservar nossa terra”, destaca ela.

O professor Sidney Oliveira também expressou sua satisfação com o projeto e como a cidade de Magé se engajou na causa.

“É uma honra estar em Magé. A secretária de Educação, Sandra Ramaldo, abriu as portas para o Instituto Libertas porque compreendeu o significado do Movimento Rio Águas Limpas. Nossa proposta é unir forças pela vida, pois não há vida sem água preservada. A contaminação da água pelo resíduo de óleo vegetal é preocupante, já que um único litro de óleo contamina 25 mil litros de água. A ideia é que as escolas se mobilizem e se tornem ecopontos”, apontou.

Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente falou sobre novos projetos que estão por vir.

"A Secretaria de Meio Ambiente, durante a gestão do prefeito Renato Cozzolino, já plantou mais de 35 mil plantas da Mata Atlântica, além de árvores frutíferas. Agora, estamos iniciando um novo projeto em parceria com a Secretaria de Educação, que irá plantar mais de duas mil plantas nas escolas”, afirmou o secretário Silvio Furtado.