Presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone e Secretário de Trabalho e Renda de Magé, Fernando Cozzolino, formalizam acordo para a oferta de cursos Divulgação

Magé - A Firjan SENAI Caxias e a Prefeitura de Magé firmaram parceria para a oferta de cursos profissionalizantes a alunos da rede pública de ensino. Serão oferecidas 140 vagas, em sete cursos de qualificação, entre eles os de Mecânico de manutenção de equipamentos hidropneumáticos e Serralheiro de Ferro, para os quais os interessados já poderão se inscrever no dia 25 de outubro, às 14h, na E. M. Profa Geralda Izaura Ferreira Telles (Av. Mauá s/n). A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica formalizado com as secretarias municipais de Educação e de Trabalho e Renda, por meio da Firjan Caxias e Região, que possibilitará a inclusão dos alunos no Programa de Gratuidade.

Em encontro com os representantes do poder público de Magé, o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, destacou o interesse cada vez maior de cooperar para a oferta de qualificação profissional para estudantes e população em geral da Baixada Fluminense.
“Estamos em constante atuação para atender as demandas das regiões do nosso entorno. Esperamos que, por meio dessa formação, esses jovens deem o primeiro passo para a formação profissional e que os nossos cursos os impulsionem para o mercado de trabalho, que tem se tornado cada vez mais exigente”, enfatizou Leverone.
 Presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone e Secretário de Trabalho e Renda de Magé, Fernando Cozzolino, formalizam acordo para a oferta de cursos  - Divulgação
Presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone e Secretário de Trabalho e Renda de Magé, Fernando Cozzolino, formalizam acordo para a oferta de cursos Divulgação


O acordo de cooperação técnica tem duração de um ano e oferecerá ainda os cursos técnicos de Caldeireiro, Eletricista Predial, Operador de Máquinas de Marcenaria, Operador de Processos na Indústria do Plástico e Operador de Produção Industrial. Esses terão início em 2024.
Para garantir a inserção dos alunos no Programa de Gratuidade da Firjan SENAI, a prefeitura garantirá o transporte dos alunos para a unidade de Caxias, onde as aulas serão ministradas.
“Estamos carentes de qualificação profissional e Magé tem uma dificuldade muito grande devido à distância dos grandes Centros. Esse acordo com a Firjan é de primordial importância para a qualificação e inserção no mercado, com melhores salários”, pontuou o secretário de Trabalho e Renda, Fernando Cozzolino.

Os cursos serão oferecidos na parte da tarde.
“Inicialmente estamos oferecendo cursos para algumas áreas de maior demanda no mercado de trabalho. A proposta é alinhar a oferta com a vocação do município, de forma a promover capacitações que facilitem a absorção em empresas da região”, destacou José Oswaldo Nogueira, gerente executivo Regional da Firjan. As oportunidades são direcionadas para alunos a partir de 18 anos, que já estejam cursando o 7° ano do Ensino Fundamental. As próximas turmas serão anunciadas a partir de janeiro de 2024.