Após desastre, comunidade de pescadores encerra ações com benção ao Rio SuruíDivulgação
O evento terá início às 9h com uma Benção ao Rio Suruí, seguida por um Café da Manhã comunitário, oficina participativa e o aguardado lançamento do Manifesto da Campanha Rio Sem Óleo, documento que reúne as reflexões construídas coletivamente ao longo de 2024.
A pauta local se conecta diretamente ao cenário global do clima. A atividade integra as ações autogestionadas do Balanço Ético Global, uma articulação internacional que fortalece o protagonismo das comunidades locais na rota de preparação para a COP 30, que será realizada em Belém em 2025. O manifesto reforça o compromisso com a justiça socioambiental e a transição ecológica justa, partindo das realidades dos rios e das periferias fluminenses.
A importância dessa mobilização é resumida nas vozes de seus organizadores: Julia Rossi, Coordenadora do GreenFaith no Brasil e membro da Campanha Rio Sem Óleo, ressaltou a profundidade desse compromisso:
Essa visão é complementada pelo relato de quem vive a crise na pele, como Rafael Santos, pescador artesanal de Suruí (Magé), presidente da Associação de Caranguejeiros e Amigos dos Mangues de Magé (ACAMM) e ativista da Campanha:
Campanha Rio Sem Óleo segue afirmando a necessidade de um novo pacto ético com as águas, reunindo comunidades tradicionais, pescadores (como o líder local Rafael Santos, da ACAMM ), educadores, artistas e ambientalistas em torno da defesa dos rios e do bem viver.
SERVIÇO
O que: Benção ao Rio Suruí, Lançamento do Manifesto da Campanha Rio Sem Óleo e Balanço Ético Global.
Quando: 1º de novembro, a partir das 9h.
Onde: Praia do Remanso, Rio Suruí, Magé (RJ).


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.