Manifestação na Rio-Santos em Itimirim.Divulgação/Raphael Cendon

Mangaratiba- Moradores de Mangaratiba/RJ, na costa verde, realizaram na manhã deste domingo, 26, de sol e muito calor na região, uma manifestação na rodovia Rio-Santos, na altura de Itimirim, em Coroa Grande. O protesto é contra a cobrança do pedágio autorizado pela ANTT, a partir do dia 31 deste mês.
Segundo os organizadores do movimento essa é uma forma de cobrar às autoridades municipais que se façam a correção nas falhas apresentadas pela Justiça, no processo movido contra CCR RioSP e ANTT, para que o processo continue em tramitação. A pista foi bloqueada parcialmente, sem causar transtorno ao fluxo de veículos. Os moradores vão continuar com o movimento pelos próximos dias.
Na região da Costa Verde, as prefeituras de Mangaratiba e Paraty, entraram na justiça contra a cobrança. A tarifa começa a ser cobrada a partir da zero hora do dia 31 de março, no sistema free flow na rodovia Rio-Santos, e foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A deliberação número 81 que autoriza o início da cobrança, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 21/03/2023.
Para os carros de passeio a tarifa será de R$ 4,10, nos pórticos instalados em Paraty (km 538) e Mangaratiba (km 447). Para veículos comerciais, a tarifa é multiplicada pelo número de eixos. Nos finais de semana e feriados nacionais, conforme prevê o contrato de concessão, a tarifa terá valores diferenciados para as duas categorias, das 18h de sexta-feira às 6h de segunda-feira. Todas as informações estão no site da CCR RioSP.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.