Moradores de Itaguaí e Mangaratiba protestam contra pedágio e multas aplicadas pelo sistema free flow indevidasDivulgação/Raphael Cendon

Costa Verde – Nesse sábado(7) os moradores dos municípios de Mangaratiba e Itaguaí, na costa verde, se reuniram mais uma vez em protesto na Rio-Santos. Eles reivindicam o cancelamento das multas que chegam a mais de 100 aplicadas indevidamente e a isenção do pedágio para veículos com placas dos municípios. O movimento contou com a presença de autoridade parlamentar de Mangaratiba.
 
Motoristas querem o cancelamento das multas aplicadas alegando serem indevidas e pretendem recorrer à justiça - Divulgação
Motoristas querem o cancelamento das multas aplicadas alegando serem indevidas e pretendem recorrer à justiçaDivulgação
“ Você não consegue entender o funcionamento de cobrança de pedágio entre Itaguaí e Paraty. Acabei de passar por um em Mangaratiba parei o carro logo após e não consegui efetuar o pagamento no pix, simplesmente porque não aparece a cobrança”- disse Mágno Barbosa,45.
“ Passei uma vez e me cobraram duas vezes”. “ Recebi uma multa da CCR me cobrando pedágio. Entrei no sistema e enviei cópia comprovando o pagamento, mesmo assim me mandaram outra multa. Entrei na justiça” - disse um motorista de aplicativo de Angra dos Reis que preferiu não ser identificado. Além das reclamações os moradores que moram entre Itaguaí e Paraty, pedem a isenção do pedágio.
O sistema free flow de pedágio ( sem gabinete) que tem como pioneira a Rio-Santos é cobrado da seguinte forma: pela etiqueta ( o motorista recebe um boleto) ou pela placa do carro, neste caso ele tem 15 dias para entrar em contato com a CCR no aplicativo ou watsapp e depois efetuar o pagamento. O que tem gerado inúmeras reclamações.
Em nota a CCR RioSP que administra a rodovia informou que o valor da multa é aplicado pela ANTT e o usuário pode acionar a ouvidoria e fazer a sua reclamação. ( Leia nota na íntegra)
“Com relação aos questionamentos, a concessionária explica que não tem registrado falha no sistema free flow. Desde agosto, para facilitar a consulta dos débitos, o cliente não precisa informar mais a data e o horário aproximado da passagem. Basta se cadastrar no site ou APP da CCR RioSP para consultar os débitos e realizar o pagamento. Lembrando que os débitos podem levar até 48 horas para aparecer nos canais de autoatendimento da concessionária.
Sobre o envio de notificação de autuação, o órgão responsável é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No caso de esclarecimentos, o motorista deve ligar no telefone 166, Ouvidoria da agência.
A Concessionária disponibiliza o site www.ccrriosp.com.br/freeflow com informações deste novo modelo de pagamento eletrônico de pedágio. Além do telefone 0800 0173536.”.
Vale ressaltar que a inadimplência pode levar o motorista entre várias sanções ao pagamento de multas, nome negativado e perda de pontos na carteira de habilitação.
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